PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A PRÁTICA DA CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Nascimento da Silva
Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques
Roberto Silva da Penha

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos alunos de graduação dos cursos de ciências contábeis da grande Natal e Mossoró sobre a prática da contabilidade aplicada ao terceiro setor. Essa pesquisa é caracterizada como descritiva, e sendo auxiliada por uma pesquisa bibliográfica, para tanto foi utilizado para a coleta de dados um questionário aplicado em seis Instituições de Ensino Superior de Natal e uma de Mossoró para traçar um perfil dos estudantes de contabilidade acerca do tema terceiro setor. Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os alunos de contabilidade das IES analisadas possuem pouco conhecimento sobre o assunto, o que demonstra que as instituições de ensino estão deixando falhas no que diz respeito ao cumprimento do conteúdo programático sugerido para o ensino disciplina.

Palavras–chave: Terceiro setor. Contabilidade. Ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A PRÁTICA DA CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR. (2019). Revista UNEMAT De Contabilidade, 7(14). https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2648
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em ciências contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPB/UFRN

Professora do curso de ciências contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Roberto Silva da Penha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Assistente dedicação exclusiva da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB. Estudioso em normas internacionais de contabilidade, contabilidade societária e análise das demonstrações contábeis.

Como Citar

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A PRÁTICA DA CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR. (2019). Revista UNEMAT De Contabilidade, 7(14). https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2648

Referências

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BEUREN, I. M. et al Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BOSSARD II, L. C. H. Terceiro Setor: Uma realidade, uma esperança. Abracicon, Brasília, v. 3, p.14-16, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 18 mar. 2013.

_______. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 27 mar. 2012, 21:18.

_______. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

COELHO, S. C. T. Terceiro Setor: um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.

CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em:

CONTABILIDADE, Fundação Brasileira de. Caderno de Procedimentos Aplicáveis a Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor (Fundações). 2. ed. Brasília - DF: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2012.

CONTABILIDADE, Fundação Brasileira. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. 2. ed. Brasília - DF: Conselho Federal de Contabilidade, 2009.

______. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em 11 jan. 2014.

FAGUNDES, J. A. et al. Formalização Contábil em entidade de assistência social: Um estudo de caso sob a ótica da gestão de custos. Contexto, v. 12, n. 21, p.59-67, 2012.

FALCONER, A. P. A promessa do terceiro setor: um estudo sobre a construção do papel das organizações sem fins lucrativos e do seu campo de gestão. 1999. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. São Paulo.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – (IBGE). Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2014.

IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas: 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, J. C. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEREGE, L. C. Terceiro Setor: Finalmente no PIB. Revista Integração. Centro de Estudos do Terceiro Setor - CETS da FGV-EAESP. Edição de Abril de 2007. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/acaosocial/article926d.html?id_article=388>. Acesso em: 04 abr. 2014.

NIYAMA, J. K.; SILVA, C. A. T. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2011.

OLAK, P. A.; NASCIMENTO, D. T. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos: (terceiro setor). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

OLAK, P. A.; SLOMSKI, V.; ALVES, C. V. O. As Publicações Acadêmicas da pesquisa contábil no Brasil, no âmbito das organizações do Terceiro Setor. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, n. 1, p.24-46, 2008.

PAES, J. E. S. Fundações e entidades de interesse social: aspectos jurídicos, administrativos, contábeis e tributários. 4. ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2003.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSA, A. M. et al. Marco Legal do Terceiro Setor: aspectos teóricos e práticos. Florianópolis: Tribunal de Justiça/Divisão de Artes Gráficas, 2003.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)