O PROFESSOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT-CÁCERES

Autores

  • Pâmela Gabriela Ramos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edivander Hurtado Couto Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Denise Pereira Pacheco Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Joana Pessoa Avelino Forte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2762

Resumo

O curso superior de Ciências Contábeis, regulamentado pela Resolução nº 10 do Conselho Nacional de Educação (CNE), Câmara de Educação Superior (CES) e a Lei de Diretrizes Básicas (LDB) tem maior necessidade de combinar teorias e práticas no processo ensino-aprendizagem, desta forma, Mizukami (1986) afirma que há diferentes formas de se conceber o fenômeno educativo, cabendo ao docente escolher e adaptá-las da melhor forma possível. A pesquisa teve como objetivo elencar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) sob a visão dos professores e identificar quais os métodos adotados para redução do problema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. Os dados mensuráveis foram tabulados através do Excel e as evocações organizadas através da análise de conteúdo com auxilio do software Atlas Ti. Os professores pesquisados apontam que os estudantes apresentam dificuldades e para reduzir/eliminar esses fatores, os professores indicam leituras complementares, verificação de que o problema não está na forma de condução das aulas, adoção de meios mais simples de abordagem do tema e explicar novamente o conteúdo. Quando questionados sobre o que pode ser feito, predominou a implantação de projetos, estímulos e melhorias dos recursos didáticos.  Percebe-se assim o papel da Universidade em fornecer subsídios e estímulos ao processo ensino-aprendizagem, cita-se a formação continuada, a semana pedagógica e as inúmeras outras possibilidades que propiciem a evolução do processo ensino-aprendizagem no ensino superior.

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Biografia do Autor

Pâmela Gabriela Ramos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Especialista em Gestão Pública e Gestão Hospitalar, Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Contadora no Dsei Araguaia

Edivander Hurtado Couto, Faculdade do Pantanal - Fapan

Coordenador de Gestão de Pessoas - Hospital Regional de Cáceres

Denise Pereira Pacheco, Universidade do Estado de Mato Grosso

Contadora Previ-Cáceres

Joana Pessoa Avelino Forte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Docente Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Referências

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

Ramos, P. G., Couto, E. H., Pacheco, D. P., & Forte, J. P. A. (2019). O PROFESSOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT-CÁCERES. Revista UNEMAT De Contabilidade, 7(14). https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2762

Edição

Seção

Artigos