CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE EXERCICIOS FISICOS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO

Autores

  • Bruna Tommasini Faculdade Arthur Thomas

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.280

Resumo

Este artigo buscou identificar a contribuição da atividade física na Qualidade de Vida no Trabalho. A vida moderna trouxe consigo consequências como sedentarismo e maior ocorrência de L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo. Cabe às organizações identificar formas de auxiliar os colaboradores a encontrar o equilíbrio entre os diversos fatores que influenciam a Qualidade de vida para que este esteja mais satisfeito e tenha uma maior produtividade. O artigo é um estudo de caso por meio de questionários aplicado em 108 colaboradores de diversos departamentos e níveis hierárquicos. O resultado da pesquisa apontou que 51% dos colaboradores não fazem atividades físicas devido à jornada de trabalho, estudo (faculdade) e preguiça. Entre os que fazem atividade foram identificados benefícios como maior disposição para o dia-a-dia, redução de estresse, melhoria do sono e da autoestima, demonstrando assim que a atividade física contribui positivamente com a Qualidade de Vida no Trabalho. Para aumentar a participação dos colaboradores nas atividades físicas sugeriu-se a empresa a criação de campanhas de redução de peso, campeonatos/torneios para maior uso do campo de futebol, criação de horários e aulas diferenciados na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABC. MED.BR, 2012. Lesão por esforço repetitivo ou L.E.R.. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais. -sintomas-e-doencas/315900/lesao-por-esforco-repetitivo-ou-l-e-r.htm>. Acesso em: 7 set. 2014.

BARROS, M. V. e SANTOS, S. G. A atividade física como fator de qualidade de vida e saúde do trabalhador. 2005. Disponível em: < http://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/artigo-a-atividade-fi%C2%Adsica-como-fator-de-qualidade-de-vida-e-saude-do-trabalhador/>. Acesso em: 7 de set. de 2014.

BOM SUCESSO, Edina. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. Tradução de José Henrique Lamendorf. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CONTE Antonio Lázaro. Qualidade de vida no trabalho: Funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais. Revista FAE Business, n.7, p. 32-34, Nov. 2003. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeiKwAG/qualiidade-viida-no-trabalho>. Acesso em 24 de agosto de 2014, às 18h20min.

FIGUEIRA JUNIOR, A. J.. Atividade física na empresa: perspectivas na implantação de programas de atividade física e qualidade de vida. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES), v. 4, p. 54-58, 2004.

FOX, Edward L., BOWERS, Richard W., FOSS, Merle L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4º ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

GRÜNSPAN, Michel. A prática de atividades físico-esportivas para profissionais do setor de serviços: um método de aprimoramento das condições psicofísicas no labor. UFSM, Dissertação de mestrado, Santa Maria, 2001.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução global. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MELLO, M. T.; BOSCOLO, R. A.; ESTEVES, A. M.; TUFIK, S. O Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 11, n. 3. p. 203-207, 2005.

NAHAS Markus V. Atividade Física e Qualidade de Vida. 2º ed. Londrina: Midiograf, 2001.

NETO, Jurandir A. L., Marketing de Academia. Rio de Janeiro: Editora Sprint LTDA, 1994.

SANTOS, A. L. P. ; SIMOES, A. C. . A relação entre atividade física e a qualidade de vida. Conexões (Campinas. Online), v. 10, p. 218-234-234, 2012.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Tommasini, B. (2015). CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE EXERCICIOS FISICOS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 4(7). https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.280

Edição

Seção

Artigos