O Capital Psicológico do Trabalho e a Satisfação e o Comprometimento Organizacional de Professores Universitários de Contabilidade

Autores

  • Juliano Francisco Baldissera Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ivan Rafael Defaveri Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2832

Resumo

Este estudo analisa como se constitui o capital psicológico do trabalho e a satisfação e o comprometimento organizacional de professores universitários de contabilidade. Se trata de uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da análise de discurso de entrevistas realizadas com 11 professor universitários do curso de ciências contábeis. Os resultados indicam que o capital psicológico parece ser inerente à realidade da profissão de professor. Esses docentes demonstram um estado emocional positivo com a oportunidade de realizar o tipo de trabalho que fazem, por isso, se mostram comprometidos com a instituição. Não são os custos de sair dessa instituição que mantêm esses professores ligados a ela. Continuar nessa instituição é uma forma de retribuir ao que ela já fez por eles, mesmo não sendo uma obrigação, ainda que se sintam injustos caso saíssem de lá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Francisco Baldissera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Unioeste.

Ivan Rafael Defaveri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015).

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Professora dos cursos de Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Referências

ALBASSAMI, F. A.; AL-MESHAL, S. A.; BAILEY, A. A. An investigation of internal marketing and its effects on employees in the banking sector in Saudi Arabia. Journal of Financial Services Marketing, v. 20, n. 3, p. 176-190, 2015.

ALSHITRI, K. I. An investigation of factors affecting job satisfaction among R&D center employees in Saudi Arabia. Journal of Human Resources Management Research, v. 2013, p. 1, 2013.

ALTAHAYNEH, Z. L.; KHASAWNEH, A.; ABEDALHAFIZ, A. Relationship between organizational justice and job satisfaction as perceived by Jordanian physical education teachers. Asian Social Science, v. 10, n. 4, p. 131, 2014.

ANDRADE, T. F. D.; BARBOSA, S. D. C.; SOUZA, S.; MOREIRA, J. S. Valores humanos e satisfação no trabalho de professores e servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 15, n. 4, p. 397-406, 2015.

AVEY, J. B.; LUTHANS, F.; JENSEN, S. M. Psychological capital: A positive resource for combating employee stress and turnover. Human resource management, v. 48, n. 5, p. 677-693, 2009.

AVEY, J. B.; REICHARD, R. J.; LUTHANS, F.; MHATRE, K. H. Meta?analysis of the impact of positive psychological capital on employee attitudes, behaviors, and performance. Human resource development quarterly, v. 22, n. 2, p. 127-152, 2011.

BAKKER, A. B.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P.; TARIS, T. W. Work engagement: An emerging concept in occupational health psychology. Work & Stress, v. 22, n. 3, p. 187-200, 2008.

BOUZADA, V. C. P. C.; KILIMNIK, Z. M.; OLIVEIRA, L. C. V. Professor iniciante: desafios e competências da carreira docente de nível superior e inserção no mercado de trabalho. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). v. 2, n. 1, p. 1-18, 2012.

BULUC, B.; GUNES, A. M. Relationship between Organizational justice and Organizational Commitment in primary schools. Anthropologist, v. 18, n. 1, p. 145-152, 2014.

CASIMIR, G. et al. The relationships amongst leader-member exchange, perceived organizational support, affective commitment, and in-role performance: A social-exchange perspective. Leadership & Organization Development Journal, v. 35, n. 5, p. 366-385, 2014.

DEMO, G.; OLIVEIRA, A. F.; COSTA, A. C. Resiliência no trabalho: revisão bibliométrica sistemática no contexto brasileiro e itinerários da produção nacional. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 17, n. 3, p. 180-189, 2017.

EISENBERGER, R.; HUNTINGTON, R.; HUTCHISON, S.; SOWA, D. Perceived organizational support. Journal of Applied Psychology, v. 71, n. 3, p. 500, 1986.

FERGUSON, K. L.; REIO JR, T. G. Human resource management systems and firm performance. Journal of Management Development, v. 29, n. 5, p. 471-494, 2010.

GONG, Y. et al. Human resources management and firm performance: The differential role of managerial affective and continuance commitment. Journal of Applied Psychology, v. 94, n. 1, p. 263, 2009.

GONZÁLEZ, T. F.; GUILLEN, M.. Organizational commitment: A proposal for a wider ethical conceptualization of ‘normative commitment’. Journal of Business Ethics, v. 78, n. 3, p. 401-414, 2008.

IDRIS, A. M.; MANGANARO, M. Relationships between psychological capital, job satisfaction, and organizational commitment in theSaudi oil and petrochemical industries. Journal of Human Behavior in the Social Environment, v. 27, n. 4, p. 251-269, 2017.

JAROS, S. A critique of normative commitment in management research. Management Research Review, v. 40, n. 5, p. 517-537, 2017

LACOMBE, B. M. B. O aluno de administração de empresas, o trabalho e a construção da carreira profissional: contribuições de um estudo na Grande São Paulo. ANAIS: XXVI ENANPAD. Salvador: Anpad. 2002.

LAPOINTE, É.; VANDENBERGHE, C.; BOUDRIAS, J. Psychological contract breach, affective commitment to organization and supervisor, and newcomer adjustment: A three-wave moderated mediation model. Journal of Vocational Behavior, v. 83, n. 3, p. 528-538, 2013.

LARSON, M.; LUTHANS, F. Potential added value of psychological capital in predicting work attitudes. Journal of leadership & organizational studies, v. 13, n. 1, p. 45-62, 2006.

LLORENS, S.; SCHAUFELI, W.; BAKKER, A.; SALANOVA, M. Does a positive gain spiral of resources, efficacy beliefs and engagement exist?. Computers in human behavior, v. 23, n. 1, p. 825-841, 2007.

LOCKE, E. A. What is job satisfaction?. Organizational behavior and human performance, v. 4, n. 4, p. 309-336, 1969.

LUTHANS, F. The need for and meaning of positive organizational behavior. Journal of organizational behavior, v. 23, n. 6, p. 695-706, 2002.

LUTHANS, F.; AVEY, J. B.; AVOLIO, B. J.; PETERSON, S. J. The development and resulting performance impact of positive psychological capital. Human resource development quarterly, v. 21, n. 1, p. 41-67, 2010.

LUTHANS, F.; AVOLIO, B. J.; AVEY, J. B.; NORMAN, S. M. Positive psychological capital: Measurement and relationship with performance and satisfaction. Personnel psychology, v. 60, n. 3, p. 541-572, 2007.

LUTHANS, F.; YOUSSEF, C. M. Human, social, and now positive psychological capital management: Investing in people for competitive advantage. Organizational dynamics, v. 33, n. 2, p. 143-160, 2004.

MASTEN, A. S. Ordinary magic: Resilience processes in development. American psychologist, v. 56, n. 3, p. 227, 2001.

MARCOS, C., VOGT, M., & DA CUNHA, P. R. Capital Psicológico no Trabalho e a Intenção de Rotatividade de Auditores Independentes. USP International Conference in Accounting, São Paulo, SP, Brasil, XVII.

MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human resource management review, v. 1, n. 1, p. 61-89, 1991.

MEYER, J. P.; ALLEN, N. J.; SMITH, C. A. Commitment to organizations and occupations: Extension and test of a three-component conceptualization. Journal of applied psychology, v. 78, n. 4, p. 538, 1993.

MEYER, J. P. et al. Affective, continuance, and normative commitment to the organization: A meta-analysis of antecedents, correlates, and consequences. Journal of vocational behavior, v. 61, n. 1, p. 20-52, 2002.

MOWDAY, R. T.; STEERS, R. M.; PORTER, L. W. The measurement of organizational commitment. Journal of vocational behavior, v. 14, n. 2, p. 224-247, 1979.

NOGUEIRA, C. Análise do discurso. 2001.

PAIVA, L. E. B.; LIMA, T. C. B.; OLIVEIRA, T. S.; PITOMBEIRA, S. S. R. Percepção da influência das políticas e práticas de recursos humanos na satisfação com o trabalho. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 1, p. 55, 2017.

PAULA, A. P. V.; QUEIROGA, F. Satisfação no trabalho e clima organizacional: a relação com autoavaliações de desempenho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 15, n. 4, p. 362-373, 2015.

POLIZZI FILHO, A. O impacto de bem-estar no trabalho e de capital psicológico sobre intenção de rotatividade: um estudo com professores. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.

PORTER, L. W. et al. Organizational commitment, job satisfaction, and turnover among psychiatric technicians. Journal of applied psychology, v. 59, n. 5, p. 603, 1973.

RAUPP, F. M, BEUREN. I. M. Metodologia de pesquisa aplicado as ciências sociais. In: BEUREN, I. M, Org. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

REGO, A. Comprometimento afectivo dos membros organizacionais: o papel das percepções de justiça. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 2, p. 209-241, 2002.

REGO, A.; SOUTO, S. A percepção de justiça como antecedente do comprometimento organizacional: um estudo luso-brasileiro. Revista de administração contemporânea, v. 8, n. 1, p. 151-177, 2004.

RHOADES, L.; EISENBERGER, R.; ARMELI, S. Affective commitment to the organization: The contribution of perceived organizational support. Journal of applied psychology, v. 86, n. 5, p. 825, 2001

ROELEN, C. A. M.; KOOPMANS, P. C.; GROOTHOFF, J. W. Which work factors determine job satisfaction? Work, v. 30, n. 4, p. 433-439, 2008.

RUEDA, F. J. M. Análise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 15, n. 1, p. 82-88, 2015.

SALLAN, J. M. et al. Estudio de la relación entre el compromiso organizativo y la intención de abandonar la organización: Modelo de dos componentes de compromiso de continuidad. Cuadernos de gestión, v. 10, n. 2, 2010.

SANTOS, V.; BEUREN, I. M. (2017). Influência da Percepção de Justiça Organizacional no Comprometimento e Satisfação no Trabalho de Professores Universitários. USP International Conference in Accounting, São Paulo, SP, Brasil, XVII.

SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. B. Job demands, job resources, and their relationship with burnout and engagement: A multi?sample study. Journal of organizational Behavior, v. 25, n. 3, p. 293-315, 2004.

SIQUEIRA, M. M. M.; GOMIDE JUNIOR, S. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, v. 2, p. 317-348, 2004.

SIQUEIRA, M. M. M.; PADOVAM, V. A. R. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 24, n. 2, p. 201-209, 2008.

SIQUEIRA, M.; MARIA, M.; SHOITI KUNIYOSHI, M.; CAVALCANTE, M. M. Engajamento, bem-estar no trabalho e capital psicológico: um estudo com profissionais da área de gestão de pessoas. Pensamento & Realidade, v. 29, n. 4, 2014.

SNYDER, C. R.; ILARDI, S.; MICHAEL, S. T.; CHEAVENS, J. Hope theory: Updating a common process for psychological change. In C. R. SNYDER; R. E. INGRAM (Eds.), Handbook of psychological change: Psychotherapy processes & practices for the 21st century (pp. 128-153). Hoboken, NJ: John Wiley. 2000.

SNYDER, C. R.; SHOREY, H. S.; CHEAVENS, J.; PULVERS, K. M.; ADAMS III, V. H.; Wiklund, C. Hope and academic success in college. Journal of educational psychology, v. 94, n. 4, p. 820, 2002.

SOUZA, W. S.; CONCEIÇÃO, G. S. A influência do capital psicológico no bem estar de trabalhadores: estudo com operadores de caixa de supermercados. RAUnP-ISSN 1984-4204, v. 5, n. 2, p. 9-22, 2013.

SOUZA, W. S.; SIQUEIRA, M. M. M.; MARTINS, M. C. F. Análise da interdependência do capital psicológico, percepções de suporte e bem-estar no trabalho. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. 17, n. 2, 2015.

STAJKOVIC, A. D.; LUTHANS, F. Self-efficacy and work-related performance: A meta-analysis. Psychological bulletin, v. 124, n. 2, p. 240, 1998.

SULIMAN, A.; ILES, P. Is continuance commitment beneficial to organizations? Commitment-performance relationship: A new look. Journal of Managerial Psychology, v. 15, n. 5, p. 407-422, 2000.

VANDENBERGHE, C.; MIGNONAC, K.; MANVILLE, C. When normative commitment leads to lower well-being and reduced performance. human relations, v. 68, n. 5, p. 843-870, 2015.

VILAÇA, I.; MÓNICO, L. S. M.; CASTRO, F. V. Da espiritualidade organizacional ao capital psicológico individual: qual o papel da liderança autêntica? International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 4, n. 1, p. 281-289, 2012.

WANG, Q. et al. Organizational career growth and subsequent voice behavior: The role of affective commitment and gender. Journal of Vocational Behavior, v. 84, n. 3, p. 431-441, 2014.

YOUSSEF, C. M.; LUTHANS, F. Positive organizational behavior in the workplace: The impact of hope, optimism, and resilience. Journal of management, v. 33, n. 5, p. 774-800, 2007.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Baldissera, J. F., Defaveri, I. R., & Walter, S. A. (2019). O Capital Psicológico do Trabalho e a Satisfação e o Comprometimento Organizacional de Professores Universitários de Contabilidade. Revista UNEMAT De Contabilidade, 7(14). https://doi.org/10.30681/ruc.v7i14.2832

Edição

Seção

Artigos