QUALIDADE NA PERCEPÇÃO DISCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA

Autores

  • Alexandro da Matta Sanches Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Karine Medeiros Anunciato Mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso, e Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cleiton Franco Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) no Programa Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003) e pós-graduado em finanças e gestão empresarial também pela UNEMAT (2006). Atua como professor titular do departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de contabilidade aplicada, campus de Tangará da Serra e participa do Grupo de Pesquisa econômico e contábil de Mato Grosso (GEPEC - MT)
  • Marcelo Evandro Alves Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Possui título de Especialista - MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010). Atualmente é gerente administrativo e contador da Cooperativa Agroindustrial Deciolândia e professor interino da Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v3i5.299

Resumo

Praticar serviços de qualidade constitui-se uma das principais estratégias de sobrevivência das Instituições de Ensino Superior (IES) no concorrido mercado educacional. O grande desafio dos gestores é entender e identificar o que é qualidade no serviço educacional, é então que surge a necessidade de buscar respostas naqueles que os recebem, ou seja, o acadêmico.O presente estudo teve como finalidade identificar qual a percepção dos acadêmicos do curso de Ciência Contábeis da UNEMAT apontando qual o grau de satisfação dos discentes quanto a qualidade do ensino ofertado, aplicando o Modelo Hedperf sugerido por Firdaus (2006). Através das informações coletadas pelo Modelo, onde cinco dimensões são avaliadas, incluindo aspectos não acadêmicos pode-se atingir o objetivo da pesquisa que era identificar o grau de satisfação do acadêmico quanto ao curso de Ciências Contábeis oferecido pela UNEMAT. Desta forma o presente artigo estruturou-sede seguinte modo: I)Introdução ao tema proposto com breve relato quanto a preocupação das empresas com planejamento de marketing, preocupação com mercado e apresentação dos objetivos propostos pela pesquisa; II) Revisão bibliográfica com conceitos sobre imagem, percepção de qualidade ligada a características de bens ou serviços, tangibilização ou seja, associação do serviço prestado a características especificamente físicas; III) Caracterização do Modelo Hedperf, estrutura dimensões de análise, relação entre serviço qualidade e serviço performance; IV) Metodologia direcionada aos objetivos desta pesquisa utilizando-se do Modelo Hedperf, tabulações e uso de estatística simples e médias; V) Apresentação, analise e discussão dos dados coletados, com apresentação dos dados observados na pesquisa, e por fim, VI) Considerações finais a respeito do estudo e seus resultados, apontamento dos pontos fortes de fracos, sugestão de possíveis correções ou ações de melhorias a serem efetuadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIRDAUS, Abdullah.Desenvolvimento deHEdPERF: Um NovoInstrumento de Mediçãoda Qualidade do ServiçoPara o Setor deEnsino Superior.JornalInternacional de Estudosdo Consumidor,v30, n. 6, p569-581, novembro de 2006.

HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E. G.. Princípios de Marketing de Serviços: conceitos estratégias e casos. 3.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.5. Ed .Curitiba: Positivo, 2010.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor.2.Ed. São Paulo: Atlas, p.62, 2011

KOTLER, Philipe ; FOX,Karen F A. marketing Estratégico para Instituições Educacionais São Paulo atlas 1994

KOTLER, Philip; HAIDER, Donald H; REIN, Irving. Marketing Public: como atrair investiimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books, 1994.

LAS CASAS, Alexandre L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2002

NEVES, Jose L. Pesquisa Qualitativa: caractésticas, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.1, n.3,2 sem., 1996.

NICKELS, William G. Comunicações de Marketing e Promoções. Columbus:Ohio:Grid, p.413 ,1976.

POFFO, Gabriela Depine. Qualidade na Percepção Dicente do Curso de Administração. 2012.

PIRES, Andréa da Silva. A percepção dos contabilistas do município de Florianópolis, com relação à implantação do sistema público de escrituração digital. 2010. 61 f. Monografia apresentada para a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau do curso de Ciências Contábeis. Disponível em: <http://tcc.bu.ufsc.br/Contabeis294043>. Acesso em: 07 de setembro de 2012

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, Jose Carlos. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Sanches, A. da M., Anunciato, K. M., Franco, C., & Alves, M. E. (2014). QUALIDADE NA PERCEPÇÃO DISCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 3(5). https://doi.org/10.30681/ruc.v3i5.299

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>