QUALIDADE NA PERCEPÇÃO DISCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Praticar serviços de qualidade constitui-se uma das principais estratégias de sobrevivência das Instituições de Ensino Superior (IES) no concorrido mercado educacional. O grande desafio dos gestores é entender e identificar o que é qualidade no serviço educacional, é então que surge a necessidade de buscar respostas naqueles que os recebem, ou seja, o acadêmico.O presente estudo teve como finalidade identificar qual a percepção dos acadêmicos do curso de Ciência Contábeis da UNEMAT apontando qual o grau de satisfação dos discentes quanto a qualidade do ensino ofertado, aplicando o Modelo Hedperf sugerido por Firdaus (2006). Através das informações coletadas pelo Modelo, onde cinco dimensões são avaliadas, incluindo aspectos não acadêmicos pode-se atingir o objetivo da pesquisa que era identificar o grau de satisfação do acadêmico quanto ao curso de Ciências Contábeis oferecido pela UNEMAT. Desta forma o presente artigo estruturou-sede seguinte modo: I)Introdução ao tema proposto com breve relato quanto a preocupação das empresas com planejamento de marketing, preocupação com mercado e apresentação dos objetivos propostos pela pesquisa; II) Revisão bibliográfica com conceitos sobre imagem, percepção de qualidade ligada a características de bens ou serviços, tangibilização ou seja, associação do serviço prestado a características especificamente físicas; III) Caracterização do Modelo Hedperf, estrutura dimensões de análise, relação entre serviço qualidade e serviço performance; IV) Metodologia direcionada aos objetivos desta pesquisa utilizando-se do Modelo Hedperf, tabulações e uso de estatística simples e médias; V) Apresentação, analise e discussão dos dados coletados, com apresentação dos dados observados na pesquisa, e por fim, VI) Considerações finais a respeito do estudo e seus resultados, apontamento dos pontos fortes de fracos, sugestão de possíveis correções ou ações de melhorias a serem efetuadas.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
FIRDAUS, Abdullah.Desenvolvimento deHEdPERF: Um NovoInstrumento de Mediçãoda Qualidade do ServiçoPara o Setor deEnsino Superior.JornalInternacional de Estudosdo Consumidor,v30, n. 6, p569-581, novembro de 2006.
HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E. G.. Princípios de Marketing de Serviços: conceitos estratégias e casos. 3.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.5. Ed .Curitiba: Positivo, 2010.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor.2.Ed. São Paulo: Atlas, p.62, 2011
KOTLER, Philipe ; FOX,Karen F A. marketing Estratégico para Instituições Educacionais São Paulo atlas 1994
KOTLER, Philip; HAIDER, Donald H; REIN, Irving. Marketing Public: como atrair investiimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books, 1994.
LAS CASAS, Alexandre L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2002
NEVES, Jose L. Pesquisa Qualitativa: caractésticas, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.1, n.3,2 sem., 1996.
NICKELS, William G. Comunicações de Marketing e Promoções. Columbus:Ohio:Grid, p.413 ,1976.
POFFO, Gabriela Depine. Qualidade na Percepção Dicente do Curso de Administração. 2012.
PIRES, Andréa da Silva. A percepção dos contabilistas do município de Florianópolis, com relação à implantação do sistema público de escrituração digital. 2010. 61 f. Monografia apresentada para a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau do curso de Ciências Contábeis. Disponível em: <http://tcc.bu.ufsc.br/Contabeis294043>. Acesso em: 07 de setembro de 2012
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, Jose Carlos. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.