O QUE PENSAM OS USUÁRIOS DE AUDITORIA?

Autores

  • Maiara Lazzarotto UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.313

Resumo

Muitas empresas se veem obrigadas a contratar os serviços de auditoria, seja por questões legais ou porque almejam crescimento e necessitam de auxilio. Mas será que essas empresas detêm o conhecimento do que realmente se trata um trabalho de auditoria? Quais são seus objetivos e quais os resultados que podem ser apresentados? Seus colaboradores estão preparados para prestar as corretas informações? E com base nessas duas indagações que iniciou-se o desenvolvimento de determinada pesquisa, visando identificar qual é a percepção dos usuários de auditoria perante os serviços prestados por essas equipes. A presente pesquisa justifica-se por acreditar que com a crescente do mercado consumista, o ato de manter-se ativo e competitivo no mesmo torna-se cada vez mais difícil para as empresas e a auditoria vem a contribuir para que esse fato ocorra com segurança, agilidade e eficiência. A metodologia utilizada para a construção da presente pesquisa, descreve-se por pesquisa bibliográfica, estudo empírico e coleta de dados através da aplicação de questionários ao público alvo. Os resultados alcançados estão apresentados nas páginas a seguir, onde observou-se que a população entrevistada reconhece a importância da auditoria mas nem sempre encontra-se preparada para contribuir com essa atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Lazzarotto, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Atualmente é Analista de Recursos Humanos na empresa Vanguarda Agro. Atuou como docente pela Uninova - Universidade de Nova Mutum na área de Administração e Ciências Contábeis, atuando junto aos temas de Auditoria, Comércio Exterior, Economia e Análise das Demonstrações Contábeis.

Referências

ARAUJO, Inaldo da Paixão Santos. ARRUDA, Daniel Gomes. Fundamentos da Auditoria: A Auditoria das demonstrações financeiras em um contexto geral. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um curso moderno e completo. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ATTIE, William. Auditoria Conceitos e Aplicações. 6ª Ed. São Paulo: Atlas. 2011

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FRANCO, Hilário. MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1991.

______. Auditoria contábil. 4ª Ed. 7 reimpr. São Paulo: Atlas 2011.

IUDICÍBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PADOVEZE, Clóvis Luís-1952. Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PORTAL DE CONTABILIDADE – A contabilidade como conhecimento. (2011?). Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conhecimento.htm> Acessado em 15 de Junho de 2014.

SANTOS, Joel José. Contabilidade e análise de custos: modelo contábil, Métodos de depreciação, ABC- Custeio Baseado em atividades, Análise atualizada de encargos sociais sobre salários, custos de tributos sobre compras e vendas. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

VANGUARDA AGRO S.A. – Nossa História. (2011?). Disponível em: <http://www.v-agro.com.br/vanguardaagro/web/conteudo_pti.asp?idioma=0&conta=45&tipo=42032> Acessado em: 15 de Junho de 2014.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Lazzarotto, M. (2015). O QUE PENSAM OS USUÁRIOS DE AUDITORIA?. Revista UNEMAT De Contabilidade, 4(7). https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.313

Edição

Seção

Artigos