Panorama da utilização de sistemas de gestão de custos em hospitais de de Tangará da Serra - MT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A gestão de custos é um elemento de grande importância a fim de apoiar o processo decisório. Diante da importância, este trabalho objetivou verificar a situação dos hospitais do município de Tangará da Serra – MT quanto à utilização de sistemas de gestão de custos. O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. Foram pesquisados quatro hospitais, dos quais três são privados com finalidade lucrativa e um público. Todos os gestores entendem a importância da existência de sistema de gestão de custos na organização, embora nenhum deles realizem todo processo, visto que registram e geram apenas informações parciais sobre os custos. Todos os gestores afirmaram que desejam implantar sistema de gestão de custos em suas organizações. Ficou evidente que os hospitais pesquisados ainda estão deficientes quanto à utilização de sistema de custos, mostrando a necessidade de aprimoramento nos instrumentos de produção de informações para a tomada de decisão.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
ABBAS, K. Gestão de Custos em Organizações Hospitalares. 2001. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção)- Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
BEULKE R; BERTÓ J. D. Gestão de custos e resultados da saúde: hospitais, clinicas, laboratórios e congêneres. 4. ed. rev. atualizada e aplicada. São Paulo: Saraiva. 2008.
BITTENCOURT, S. A.; CAMACHO, L. A. B.; LEAL, M. C. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 19-30, 2006.
BONACIM, C. A. G.; ARAÚJO, A. M. P. Gestão de custos aplicada a hospitais universitários públicos: a experiência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 4, p. 903-931, 2010.
BRIMSON, J. A. Contabilidade por Atividade. 7. Ed. Atlas. São Paulo. 1994.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e resultados na saúde: com aplicação na calculadora HP 12C e Excel. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C.; ALBUQUERQUE, J. L.; SILVA, C.M. L.;
LEITÃO, C. R. S. A influência da utilização da capacidade instalada sobre as práticas de gestão de custos em empresas agroindustriais. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2008.
CAPPONI, N. F. Sistemas de custos em organizações hospitalares: Estudo de caso no município de Cascavel – PR, 2015, 196 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2015.
CASTRO, C. A.O; SANTOS, E. M. D; HIRAIDE, R. A. B; GOMES. A. LAMEU, M. A; LIMA, I. G. A gestão estratégica de custos como diferencial competitivo para micro e pequenas empresas. Gestão em foco-UNISEPE, v. 1, p. 1-10, 2015.
GERSDORFF, R. C. J. A contabilidade de custos no Brasil - Qual seria um sistema prático, simples, eficaz? Revista Brasileira de Contabilidade, 1980; 33: 34-46.
HORNGREN, C. T. Introdução à contabilidade gerencial. 1 ed. LTC Livros Técnicos e Científicos Editora. Rio de Janeiro. 2000.
MARTINS, D. B.; PORTULHAK, H.; VOESE, S. B. Gestão de custos: um diagnóstico em hospitais universitários federais. RAHIS, vol. 12, nº 3, 2015.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. Ed 9. Atlas, São Paulo, 2003.
MATOS, A. J. Gestão de custos hospitalares: técnicas, análise e tomada de decisão. São Paulo: Editora STS, 2002.
MELO, R. B. Gestão de Custos nas Organizações Hospitalares: um estudo de caso. 2004, 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MINISTERIO DA SAUDE. Departamento Nacional de Saúde. Divisão de Organização Hospitalar. História e Evolução dos Hospitais. Rio de Janeiro, RJ, 1994.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Glossário do Ministério da Saúde: projeto de terminologia em saúde. Brasília, MS, 2004.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de Gestão de Custos: manual técnico de custos – conceitos e metodologia. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. DATASUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES. BraFsília; 2017. [acesso dia 11 de dezembro de 2017]. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp
OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão-GO, 2011.
OLIVEIRA, F. O. A implantação de um sistema de gestão de custo hospital pela EBSERH: Um estudo de caso com utilização do PMBO. RAHIS, v. 14. nº 1, 2017
SCHIESARI, L.M.C. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Avaliação externa de organizações no Brasil: podemos fazer diferente? São Paulo. 2013.
SOUZA, P. C. Avaliação econômica em saúde aplicada a hospitais. Mato Grosso: Unemat, 2010.
SOUZA, P. C. de; SCATENA, J. H. G. Aplicação da gestão de custos para o aumento na eficiência dos hospitais públicos. Rev. adm. saúde, v. 12, n. 49, p. 195-207, 2010.
SOUZA, P. C.; SCATENA, J. H. G.; MEDEIROS. O sistema de informação e a gestão de custos hospitalares. Rev. Adm. Saúde, RAS _ Vol. 14, Nº 54 – Jan-Mar, 2012.