PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO (1999 – 2015)

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
  • Carla Rosane da Costa Sccott Professora do Colégio Politécnico da UFSM.
  • Daniel Arruda Coronel Professor e Diretor da Editora da UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3294

Resumo

Este trabalho buscou analisar o padrão de especialização do comércio internacional do setor florestal brasileiro, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 a 2015. Para isso, calcularam-se os indicadores de Taxa de Cobertura das Importações (TC), de Comércio Intraindústria (CII) e de Concentração Setorial das Exportações (ICS). Os dados foram coletados no Sistema de Análise de Informações do Comércio Exterior (Alice Web). Os resultados indicaram que o Brasil apresenta vantagens comparativas nos setores de madeira, carvão vegetal e obras de madeira e pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas, papel ou cartão para reciclar. A maior parte dos setores do mercado florestal apresenta comércio interindustrial, exceto borracha e suas obras e papel e cartão, obras de pasta de celulose, de papel ou de cartão. Além disso, o setor florestal brasileiro apresenta um padrão de concentração uniforme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Bachareal em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carla Rosane da Costa Sccott, Professora do Colégio Politécnico da UFSM.

 Doutoranda em Extensão Rural UFSM. Graduação em Ciências Contábeis - UNIFRA. Mestrado em Engenharia de Produção - UFSM, Licenciatura Pedagógica para Educação Básica, Técnica e Tecnológica - UFSM.

Daniel Arruda Coronel, Professor e Diretor da Editora da UFSM.

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811).

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

da Silva, M. L., Sccott, C. R. da C., & Coronel, D. A. (2019). PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO (1999 – 2015). Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(15). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3294

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>