PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO (1999 – 2015)

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
  • Carla Rosane da Costa Sccott Professora do Colégio Politécnico da UFSM.
  • Daniel Arruda Coronel Professor e Diretor da Editora da UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3294

Resumo

Este trabalho buscou analisar o padrão de especialização do comércio internacional do setor florestal brasileiro, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 a 2015. Para isso, calcularam-se os indicadores de Taxa de Cobertura das Importações (TC), de Comércio Intraindústria (CII) e de Concentração Setorial das Exportações (ICS). Os dados foram coletados no Sistema de Análise de Informações do Comércio Exterior (Alice Web). Os resultados indicaram que o Brasil apresenta vantagens comparativas nos setores de madeira, carvão vegetal e obras de madeira e pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas, papel ou cartão para reciclar. A maior parte dos setores do mercado florestal apresenta comércio interindustrial, exceto borracha e suas obras e papel e cartão, obras de pasta de celulose, de papel ou de cartão. Além disso, o setor florestal brasileiro apresenta um padrão de concentração uniforme.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Bachareal em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carla Rosane da Costa Sccott, Professora do Colégio Politécnico da UFSM.

 Doutoranda em Extensão Rural UFSM. Graduação em Ciências Contábeis - UNIFRA. Mestrado em Engenharia de Produção - UFSM, Licenciatura Pedagógica para Educação Básica, Técnica e Tecnológica - UFSM.

Daniel Arruda Coronel, Professor e Diretor da Editora da UFSM.

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811).

Downloads

Publicado

10/07/2019

Como Citar

da Silva, M. L., Sccott, C. R. da C., & Coronel, D. A. (2019). PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO (1999 – 2015). Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(15). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3294

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>