A TEORIA DOS PROSPECTOS E O EFEITO FRAMING, E A SUA APLCAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO, O CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA RAMAL DO CASTELO.

Autores

  • Josué de Lima Carvalho UNISA
  • Ticiane Lima dos Santos UFRA
  • Ynis CRISTINE DE SANTANA MARTINS LINO FERREIRA UFRA
  • Giselle Midory Farias Sato UFRA
  • Mario Vasconcellos Sobrinho UFPA/UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3384

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a influência da teoria dos prospectos e o efeito framing decisão risco, na comunidade quilombola do ramal Castelo. Intentou-se demonstrar que o processo decisório na comunidade estudada é fundamentado sobretudo em fatores comportamentais, assim favorecendo    as falhas das tomadas de decisões. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, desempenhou-se a pesquisa descritiva, com análise, observação e registro dos fatos. Foram aplicados questionários de dois tipos (I e II), para verificar os vieses relativos a escolhas, sempre com duas opções que levavam o decisor a arriscar ou não arriscar. Os dois questionários possuíam as mesmas perguntas, porém diferenciados na forma de apresentação das alternativas, uma em forma de ganho e outra em forma de perda. Os resultados obtidos nas duas primeiras questões apresentaram o efeito framing, pois nas questões apresentadas como ganhos, os respondentes apresentavam uma aversão ao risco, mas quando os mesmos problemas eram exibidos diante de situação de perda, a maioria assumia riscos para evitar qualquer tipo de perda, na terceira questão os dois questionários apresentaram uma resposta estatisticamente idêntica, nem assumindo o risco e nem deixando de assumir, aceitando um meio termo entre as opções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué de Lima Carvalho, UNISA

Especialista em Contabilidade, formado pela Ufra Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente do CRC/PA. Atua como professor/tutor na UNISA polo Tomé-Açu com as disciplinas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Liderança, cultura e poder nas organizações e A Evolução da Contabilidade.

Ticiane Lima dos Santos, UFRA

Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) MESTRADO INTERNACINAL - UDE (2008) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação.

Ynis CRISTINE DE SANTANA MARTINS LINO FERREIRA, UFRA

Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM (2007). Especialista em Informação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente- NUMA/UFPA (2010). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo NUMA/UFPA (2011). Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar Amazônias (GEMAM) da UFRA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA) da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local da UNAMA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em R para o Desenvolvimento Sustentável (NERDS) da UNAMA, integrante da Rede de Gestão Social Amazônia (RGSA).

Giselle Midory Farias Sato, UFRA

Contadora formada pela Ufra Tomé-Açu, profissional especializada em contabiidade aplicada ao terceiro setor, especificamente em associações de agricultores rurais

Mario Vasconcellos Sobrinho, UFPA/UNAMA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Coordenador dos programas acadêmicos da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018). Pesquisador Bolsista Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora 2 do CNPq;

Referências

ARRUDA, R. (1999). “Populações Tradicionais” E A Proteção Dos Recursos Naturais Em Unidades De Conservação. Ambiente & Sociedade - Ano II - No 5, 7992.

BARROS, H. (1975). Os grandes sistemas de organização da economia agrícola. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.

BARRETO, Patrycia Scavello; MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva; ALVES, Francisco José dos Santos. TOMADA DE DECISÃO E TEORIA DOS PROSPECTOS EM AMBIENTE CONTÁBIL: UMA ANÁLISE COM FOCO NO EFEITO FRAMING. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, ISSN 2238-5320, Salvador, v. 3, n. 2, p. 61-79, maio. 2013.

BRASIL. Constituição Federal de 1988 n. 91, de 05 de out. de 1988. Constituição Federal. Constituição. 91. ed. Brasil, p. 01-34, out. [outubro]. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2016.

BRASIL. (14 De 09 De 2017). Decreto Nº 6.040. Fonte: Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro

De 2007. Disponível em: . Acessado 01 jan. 2016.

CARVALHO JUNIOR, C. V. O.; ROCHA, J. S.; BRUNI, A. L. Efeito Framing em decisões gerenciais e aprendizado formal de controladoria: um estudo experimental. RIC – Revista de Informação Contábil, v. 4, n. 3, p. 35-36, jul-set/2010.

DECRETO Nº 6.040. (07 de fevereiro de 2007). Decreto nº6040. Fonte: DECRETO Nº

040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007: . Acesso em: 04 mar. 2016.

FAÇANHA, S. L. O. Contribuições para o Processo Decisório Estratégico de Fazer ou Comprar: Um estudo exploratório no contexto químico brasileiro. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FUNDAÇÃO PALMARES. (22 de novembro de 2007). FCP. Fonte: Fundação Palmares: . Acesso em: 01 jam. 2016.

GIUCCI, G. (1992). Viajantes do Maravilhoso: O Novo Mundo. Companhia das Letras.

LEITE, I. B. (2000). Os Quilombos No Brasil: Questões Conceituais E Normativas. Etnográfica, Vol. IV, 333-354.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect Theory: Na Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47 (2), p. 263-291, 1979.

KOONTZ, Harold; O´DONNELL, Cyril. Princípios de administração: uma análise das funções administrativas. São Paulo: Pioneira, 1972.

LEITE, I. B. (2000). Os Quilombos No Brasil: Questões Conceituais E Normativas. Etnográfica, Vol. IV, 333-354.

LIMA, Murilo Valverde. Um estudo sobre as finanças comportamentais. RAE – eletrônica, v. 2, n.1, p. 1-19, jan. /jun. 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

LONGARAY, A.A. BEUREN, I, M. Decisões Organizacionais: As Perspectivas Qualitativa, Quantitativa E A Abordagem Multicritérios. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade – Florianópolis – SC, 1999. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR62_0087> Acesso em: 10 jan. 2017.

LUCENA, W. G. L.; FERNANDES, M. S. A.; SILVA, J. D. G. A Contabilidade Comportamental e os Efeitos Cognitivos no Processo Decisório: Uma Amostra Com Operadores da Contabilidade. Revista Universo Contábil, ISSN 1809-3337, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 41-58. Jul/set, 2011.

MACEDO, M. A. S.; FONTES, P. V. S. Analise do comportamento decisório de analistas contábil- financeiros: um estudo com base na teoria da racionalidade limitada. RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 6, n. 11, p. 159-186, 2009.

MACEDO JR., Jurandir Sell. Teoria dos Prospectos: : Uma Investigação Utilizando Simulação de Investimentos. 2003. 2018 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção , Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, 2003. 1. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2017.

MARTINS, J. D. M.; SANTOS, T. L.; CARVALHO, D. R.; SILVA, J. D. G. O Efeito Framing Na Tomada de Decisão Contábil: Perspectiva dos Profissionais da Contabilidade dos Estados do Rio Grande do Norte e Pará. Contabilidade comportamental: conceitos e aplicações / Coordenador, José Dionísio Gomes da Silva. – Natal, RN: POLYPRINT, 2016. 422 pp.: il

MAYER, V. F.; AVILA, M. G. A influência da estruturação da mensagem em comportamentos relacionados à saúde: um teste experimental. Saúde Soc., São Paulo, v. 2, n. 1, p.1-19, jan-jun/2003.

MINETO, C.A.L. Percepção ao risco e efeito disposição: Uma análise experimental da teoria dos prospectos. 2005. 153 f. (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina (USFC), Florianópolis, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2017.

PEREIRA, Maria José Lara de Bretas; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

PEROVANO, D.G. Manual de metodologia científica para a segurança pública e defesa social. Curitiba: Juruá. 2014.

POMPIAM, M. Behavioral finance and wealth management: how to build optimal portfolios that account for investor biases. John Wiley & Sons Inc., 2006.

PONTES, L. S., SANTIAGO J. S., SANTOS, J.F.L., & PESSOA L.G.B. Efeito Framing: Um Estudo acerca da Variação nas Possíveis Decisões de Investimento de Estudantes de uma IES Pública na Paraíba. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. ISSN: 2237-3667 – Vol.4, nº 3, pp. 113-129, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2016.

SANTOS, J. H. F.; BOTELHO, D. Análise comparativa de preços: variáveis influentes na percepção de vantagem de compra. RAM – Revista de Administração da Mackenzie, v. 12, n. 2. São Paulo, mar. /abr. 2011.

SERPA, D. A. F., AVILA M. G. Efeito Framing E Influência Da Experiência Gerencial Em Marketing Em Decisões De Compra: Um Teste Experimental. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. ISSN: 2237-3667 – Vol.4, nº 3, pp. 113-129, 2014. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2017.

SILVA, G. L., & SOUZA, R. M. (2009). As Comunidades Tradicionais e as lutas pelos direitos étnicos e coletivos no Sul do Brasil. Revista da Faculdade de Direito da UFG, V.33, N. 2 - ISSN 0101-7187, 128-142.

SIMON, H. A. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: Aliança para o Progresso, 1965.

STEVENSON, Wiliam J. Teste de significância para proporções: Teste de duas amostras para proporpções. In: STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. 01. ed. [S.l.]: HARBRA, 1981. cap. 12, p. 276-303. v. 01.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

Carvalho, J. de L., Santos, T. L. dos, FERREIRA, Y. C. D. S. M. L., Sato, G. M. F., & Sobrinho, M. V. (2019). A TEORIA DOS PROSPECTOS E O EFEITO FRAMING, E A SUA APLCAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO, O CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA RAMAL DO CASTELO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(15). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3384

Edição

Seção

Artigos