GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE GRÃOS EM MATO GROSSO

Conteúdo do artigo principal

Adelice Minetto Sznitowski
Elaine Rodrigues Souza
Angélica Aparecida Batista Suquere
Carolina Mendes do Nascimento

Resumo

Gestão de pessoas é a função que se refere ao gerenciamento de pessoas e a atribuição de tarefas numa organização e para tanto, compreende um conjunto de práticas que objetivam adequação dos indivíduos ao ambiente de trabalho para a realização das atividades ao longo do tempo. Perante a carência de estudos sobre práticas gestão de pessoas em propriedades rurais, entendeu-se como pertinente investigá-las nesse contexto. Com essa perspectiva, objetivou-se identificar as práticas de gestão de pessoas adotadas nas propriedades rurais produtoras de grãos no Núcleo Oeste em Mato Grosso. O estudo baseado em dados qualitativos coletados em sete propriedades rurais de médio e grande porte por meio de entrevista semiestruturada elaborada a partir de categorias de análise extraídas da literatura sobre o tema. Assumiu-se então que, gerir pessoas compreende seis processos: agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Os resultados obtidos revelam que todos os locais analisados adotam práticas de gestão de pessoas, porém não em sua totalidade e de forma limitada e nem todos os produtores rurais percebem as práticas dessa área como importantes. Diante dessa realidade, sugere-se maior atenção a essa temática a qual afeta diretamente o desempenho e resultados organizacionais.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE GRÃOS EM MATO GROSSO. (2020). Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(16). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i16.3385
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adelice Minetto Sznitowski, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

 Adelice Minetto SznitowskiDoutora em AdministraçãoMestre em Engenharia de ProduçãoProfessora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT 

Elaine Rodrigues Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Mestre em Engenharia de ProduçãoProfessora na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT 

Angélica Aparecida Batista Suquere, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmica do Curso de Administração da
Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Carolina Mendes do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmica do Curso de Administração da
Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Como Citar

GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE GRÃOS EM MATO GROSSO. (2020). Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(16). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i16.3385

Referências

AMORIM, Ferreira Gonçalves Nobre Tânia. In: CALLADO, C. A.A. (OR). Agronegócio. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 30-47.

ARAÚJO J., Massilon. Fundamentos de agronegócio. 2. eEd. São Paulo: atlas, 2005.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos humanos. 14 ed. São Paulo: Cengage Learnig, 2010.

BRASIL. Lei nº 8.629/1993 de 25 de fevereiro de 1993. Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8629.htm>. Acesso em 02 maio 2018.

CAIRES, José Carlos. A Gestão de Pessoas no Agronegócio. Disponível em <http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=330&pg=2&n=2> Acesso em 15 Jun. 2017.

CALLADO, Antônio André Cunha. Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CODA, Roberto. Competências Comportamentais: Como mapear e desenvolver competências pessoais no trabalho. São Paulo: Atlas, 2016.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2 eds. São Paulo: Atlas, 2002.

FERNANDES, Bruno Rocha. Gestão Estratégica de Pessoas com foco em competências. 6ª tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: Conceito, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.

GIL, Antônio Calos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRAMIGNA, Maria Rita. Gestão por competências: Ferramentas para avaliar e mapear perfis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

GRAY, D. I.; PARKER, W. J.; KEMP, E. Farm management research: a discussion of some of the important issues. Journal of International Farm Management, v. 5, n. 1, p. 1-24, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE prevê safra de grãos 21,8% maior que a de 2016: Safra brasileira deve chegar a 224, 2 milhões de toneladas. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/ibge-preve-safra-de-graos-218- maior-que-a-de-2016.ghtml>. Acesso em 13 Mar. 2017.

KAY, Ronald D.; EDWARDS, Willian M.; DUFFY, Patrícia A. Gestão de propriedades rurais. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

LEITNER, Camyla Piran Stiegler. Estratégias de operações de propriedades produtoras de grãos do núcleo oeste de Mato Grosso. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3 ed. São Paulo: Futura, 2005.

PEREIRA, Maria Cecília Bastos. RH essencial: Gestão estratégica de pessoas e competências. São Paulo: Saraiva, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Enani Cesar. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e Técnica da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico.2 ed. Rio Grande do Sul: Feevale: 2013.

REUTERS, Brasil. PIB do agronegócio sobe 4, 48% em 2016 com força do setor agrícola. 2017. Disponível: < http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKBN1722EE-OBRDN>. Acesso em 13 Jun. de 2017.

SALOMÃO, Raphael. Agronegócio sustenta alta do PIB, mas cenário atual ainda exige cautela. Revista Globo Rural. 01 Jun. 2017. Disponível em:<https://revistagloborural.globo.com/ Noticias/Agricultura/noticia/2017/06/agronegocio-sustenta-alta-do-pib-mas-cenarioatual-ainda-exige-cautela.html>. Acesso em 05 Maio 2018.

SZNITOWSKI, A. M. Uma análise sobre a capacidade absortiva em unidades de produção de soja no Estado de Mato Grosso (Brasil). 2017. 194 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. São Leopoldo-RS, 2017.