GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE GRÃOS EM MATO GROSSO

Autores

  • Adelice Minetto Sznitowski Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Elaine Rodrigues Souza Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Angélica Aparecida Batista Suquere Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Carolina Mendes do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v8i16.3385

Resumo

Gestão de pessoas é a função que se refere ao gerenciamento de pessoas e a atribuição de tarefas numa organização e para tanto, compreende um conjunto de práticas que objetivam adequação dos indivíduos ao ambiente de trabalho para a realização das atividades ao longo do tempo. Perante a carência de estudos sobre práticas gestão de pessoas em propriedades rurais, entendeu-se como pertinente investigá-las nesse contexto. Com essa perspectiva, objetivou-se identificar as práticas de gestão de pessoas adotadas nas propriedades rurais produtoras de grãos no Núcleo Oeste em Mato Grosso. O estudo baseado em dados qualitativos coletados em sete propriedades rurais de médio e grande porte por meio de entrevista semiestruturada elaborada a partir de categorias de análise extraídas da literatura sobre o tema. Assumiu-se então que, gerir pessoas compreende seis processos: agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Os resultados obtidos revelam que todos os locais analisados adotam práticas de gestão de pessoas, porém não em sua totalidade e de forma limitada e nem todos os produtores rurais percebem as práticas dessa área como importantes. Diante dessa realidade, sugere-se maior atenção a essa temática a qual afeta diretamente o desempenho e resultados organizacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelice Minetto Sznitowski, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

 Adelice Minetto SznitowskiDoutora em AdministraçãoMestre em Engenharia de ProduçãoProfessora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT 

Elaine Rodrigues Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Mestre em Engenharia de ProduçãoProfessora na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT 

Angélica Aparecida Batista Suquere, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmica do Curso de Administração da
Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Carolina Mendes do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmica do Curso de Administração da
Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Referências

AMORIM, Ferreira Gonçalves Nobre Tânia. In: CALLADO, C. A.A. (OR). Agronegócio. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 30-47.

ARAÚJO J., Massilon. Fundamentos de agronegócio. 2. eEd. São Paulo: atlas, 2005.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos humanos. 14 ed. São Paulo: Cengage Learnig, 2010.

BRASIL. Lei nº 8.629/1993 de 25 de fevereiro de 1993. Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8629.htm>. Acesso em 02 maio 2018.

CAIRES, José Carlos. A Gestão de Pessoas no Agronegócio. Disponível em <http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=330&pg=2&n=2> Acesso em 15 Jun. 2017.

CALLADO, Antônio André Cunha. Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CODA, Roberto. Competências Comportamentais: Como mapear e desenvolver competências pessoais no trabalho. São Paulo: Atlas, 2016.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2 eds. São Paulo: Atlas, 2002.

FERNANDES, Bruno Rocha. Gestão Estratégica de Pessoas com foco em competências. 6ª tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: Conceito, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.

GIL, Antônio Calos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRAMIGNA, Maria Rita. Gestão por competências: Ferramentas para avaliar e mapear perfis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

GRAY, D. I.; PARKER, W. J.; KEMP, E. Farm management research: a discussion of some of the important issues. Journal of International Farm Management, v. 5, n. 1, p. 1-24, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE prevê safra de grãos 21,8% maior que a de 2016: Safra brasileira deve chegar a 224, 2 milhões de toneladas. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/ibge-preve-safra-de-graos-218- maior-que-a-de-2016.ghtml>. Acesso em 13 Mar. 2017.

KAY, Ronald D.; EDWARDS, Willian M.; DUFFY, Patrícia A. Gestão de propriedades rurais. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

LEITNER, Camyla Piran Stiegler. Estratégias de operações de propriedades produtoras de grãos do núcleo oeste de Mato Grosso. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3 ed. São Paulo: Futura, 2005.

PEREIRA, Maria Cecília Bastos. RH essencial: Gestão estratégica de pessoas e competências. São Paulo: Saraiva, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Enani Cesar. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e Técnica da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico.2 ed. Rio Grande do Sul: Feevale: 2013.

REUTERS, Brasil. PIB do agronegócio sobe 4, 48% em 2016 com força do setor agrícola. 2017. Disponível: < http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKBN1722EE-OBRDN>. Acesso em 13 Jun. de 2017.

SALOMÃO, Raphael. Agronegócio sustenta alta do PIB, mas cenário atual ainda exige cautela. Revista Globo Rural. 01 Jun. 2017. Disponível em:<https://revistagloborural.globo.com/ Noticias/Agricultura/noticia/2017/06/agronegocio-sustenta-alta-do-pib-mas-cenarioatual-ainda-exige-cautela.html>. Acesso em 05 Maio 2018.

SZNITOWSKI, A. M. Uma análise sobre a capacidade absortiva em unidades de produção de soja no Estado de Mato Grosso (Brasil). 2017. 194 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. São Leopoldo-RS, 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Sznitowski, A. M., Souza, E. R., Batista Suquere, A. A., & Nascimento, C. M. do. (2020). GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE GRÃOS EM MATO GROSSO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(16). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i16.3385

Edição

Seção

Artigos