ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DA LUCRATIVIDADE COM OUTROS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS DE VAREJO DE VESTUÁRIO E CALÇADOS LISTADAS NA BOVESPA

Autores

  • Celso Zanella IFRS Campus Farroupilha
  • Delma Tânia Bertholdo IFRS Campus Farroupilha
  • Leandro Lumbiere IFRS Campus Farroupilha
  • Tânia Craco IFRS Campus Farroupilha
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul
  • Munique Rech UCSRS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.3726

Resumo

O setor de varejo de vestuário e calçados é muito importante na economia nacional e gera milhares de empregos. É um setor muito fragmentado e com problemas estruturais como logística e pouca eficiência operacional. Este trabalho tem por objetivo elencar, dentro deste setor, as empresas com ações na Bolsa de Valores de São Paulo com sistema de governança corporativa novo mercado (NM). Extrair dos demonstrativos financeiros destas empresas dados para cálculo dos indicadores de liquidez corrente, giro do estoque, índice de endividamento geral, tamanho da empresa medido pelo ativo total e pelo faturamento e o índice de lucratividade. Através da correlação linear, verificar qual ou quais indicadores mais se correlacionam com o indicador de lucratividade. O indicador de lucratividade foi escolhido por ser essencial na análise da situação financeira das empresas. Após realizar a identificação dos indicadores e sua correlação com a lucratividade, constatou-se que dois deles, o giro do estoque e o tamanho da empresa, medido por dois indicadores, são os que possuem a maior correlação com o indicador de lucratividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Zanella, IFRS Campus Farroupilha

Graduado em Processos Gerenciais

Delma Tânia Bertholdo, IFRS Campus Farroupilha

Mestre em Engenharia

Leandro Lumbiere, IFRS Campus Farroupilha

Mestre em Ciências Contábeis

Tânia Craco, IFRS Campus Farroupilha

Doutora em Administração

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração

Munique Rech, UCSRS

Mestra em Administração

Referências

BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

CALLEGARI-JACQUES, S. M. Bioestatística: princípios e aplicações. 1ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FONTANA, F. B. Fatores explicativos do nível de evidenciação voluntária de informações sobre recursos intangíveis das empresas listadas na BM&FBOVESPA. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

GITMAN, L. J. Princípios da administração financeira. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GOLDEMBERG, M. Por que a moda importa tanto?,O Estado de São Paulo, São Paulo, p. J3, 22 jan. 2006.

HOJI, M. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 9ª edição. São Paulo: Atlas, 2010.

Lista das empresas na BM&FBOVESPA (consulta da disponibilidade de demonstrações financeiras e dados). Disponível em:

http://www.bmfbovespa.com.br/Cias-Listadas/Empresas-Listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br Acesso em: 15 out. 2015.

LUMBIERI, L. Nível de evidenciação de informações sobre o capital humano e a percepção de valor das empresas da BM&FBOVESPA. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/rco.v2i2.34702

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Zanella, C., Bertholdo, D. T., Lumbiere, L., Craco, T., Biegelmeyer, U. H., & Rech, M. (2020). ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DA LUCRATIVIDADE COM OUTROS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS DE VAREJO DE VESTUÁRIO E CALÇADOS LISTADAS NA BOVESPA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 9(17). https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.3726

Edição

Seção

Artigos