ANÁLISE DOS INDICADORES CONTÁBEIS PARA ESTIMATIVA DE RETORNO DE APLICAÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO REALIZADO COM AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES BANCARIAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO

Autores

  • Gustavo Henrique Francisco da Costa Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção, Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Josiane Silva Costa dos Santos Contadora, Professora do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Ariel Lopes Torres Mestre em Administração (UNEX), Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.377

Resumo

Com o avanço e desenvolvimento do mercado de capitais e evolução da ciência contábil, as demonstrações contábeis tornaram-se ferramentas auxiliadoras para o entendimento da situação econômico-financeira da empresa. A problemática que a pesquisa buscou investigar foi o relacionamento dos indicadores contábeis e o retorno das aplicações realizadas em ações das instituições financeiras bancárias que possuem suas ações cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Para isso, esse trabalho utiliza o modelo de avaliação de empresa apresentado por Matarazzo (2010). Foram calculados os Índice de Estrutura de Capitais, Índices de Liquidez e Índice de Rentabilidade. Esses indicadores permitem a visão global da situação econômico-financeira da empresa. Os dados utilizados para análise, foram extraídos do banco de dados do sitio da Bovespa nos anos de 2007 a 2011. Esta pesquisa buscou colaborar para diminuir as incertezas dos investidores no mercado de ações. Não foi em todos os períodos as instituições que tiveram os melhores indicadores apresentaram melhor retorno de suas ações. O resultado dos testes empíricos para três anos, dos quatro analisados, apontou que as empresas que tiveram melhores índices no ano posterior tiveram os melhores retornos de suas ações. No entanto para um ano, 2011, os resultados obtidos apontaram para rejeição da hipótese dessa pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREZO, Andrea Fernandes, LIMA, Iran Siqueira. Mercado Financeiro: aspectos históricos e conceituais. 2 Ed – São Paulo: Pioneira Thomson Laerning, 2002.

BCB, Banco Central do Brasil, Bancos Comerciais, 2012, Disponível em <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp> Acesso em 17 Mar. 2012.

BCB, Banco Central do Brasil, Bancos de Desenvolvimento, 2012, Disponível em <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bd.asp> Acesso em 17 Mar. 2012.

BCB, Banco Central do Brasil, Bancos de Investimento, 2012, Disponível em <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp> Acesso em 17 Mar. 2012.

BCB, Banco Central do Brasil, Bancos Múltiplos, 2012, Disponível em <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp> Acesso em 17 Mar. 2012.

BRUNI, Adriano Leal. Mercados financeiros: Para certificação profissional ANBID 10 (CPA-10) – São Paulo: Atlas, 2005.

CVM, Comissão de Valores Mobiliários, Cadernos CVM: Mercado de Balcão Organizado, Caderno. São Paulo, 2012..

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: produtos e serviços. 16 Ed – Rio de Janeiro: Qualitymark 2005.

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 3. Ed. – reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica 8. Ed. – 2 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6 Ed. -6 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.

MELLAGI, Armando Filho, ISHIKAWA Sérigo. Mercado financeiro e de capitais. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2003

NEWLANDS JUNIOR, Carlos Arthur. Sistema Financeiro e bancário: teoria e questões. 2 Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier 2010.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 7 Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

RANGEL, Luciene Laurett, A Relevância dos indicadores contábeis para estimativa de retorno das ações negociadas na BOVESPA: um estudo empírico no setor de metalurgia e siderurgia, 2004. Originalmente apresentada como dissertação de Pós-Graduação, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, 2004.

RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e Análise de Balanços fácil. 6. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2002.

RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de balanço fácil. 8 Ed. ampl. E atual. – São Paulo: Saraiva, 2009.

SANTOS, Milton. O Brasil: Território e Sociedade no Inicio do Século XXI. São Paulo: Record, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. Ed. Ver. E atualizada – São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Ermes Medeiros, Iet al. Estatística para os cursos de: Economia, Administração, Ciências Contábeis. 3. Ed. 9. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2006.

HENDRIKSEN, Eldon S., BREDA, Michael F. Van. Teoria da contabilidade. São

Paulo: Atlas, 1999.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Costa, G. H. F. da, Melz, L. J., Santos, J. S. C. dos, & Torres, A. L. (2015). ANÁLISE DOS INDICADORES CONTÁBEIS PARA ESTIMATIVA DE RETORNO DE APLICAÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO REALIZADO COM AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES BANCARIAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.377

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>