O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT NO MERCADO DE TRABALHO

Conteúdo do artigo principal

André Luiz Ribeiro Soczek
Margarida Alves Rocha
Carlos Rezende de Pádua Júnior
Fabiana Pereira Leite Lancelotti de Oliveira

Resumo

O mercado global exige profissionais capacitados, que  buscam continuamente conhecimento técnico e científico. A pesquisa teve o objetivo de mensurar o perfil profissional dos egressos quanto às competências, habilidades e capacidades perante o mercado. Utilizou-se o método de pesquisa censitário, com aplicação de questionário objetivo, contendo 25 questões que primeiramente foram aplicadas aos 65 egressos, porém, obteve-se o retorno de 45, resultando a substituição técnica da pesquisa para amostragem. Os resultados obtidos identificaram que tanto as hipóteses quanto os objetivos foram alcançados. Como principais resultados, destacam-se: a) a maioria dos egressos escolheram o curso de ciências contábeis por falta de opção; b) quanto à escolha da instituição 66,67% consideraram como fator principal a gratuidade do curso, pelo fato da universidade ser pública; c) a formação acadêmica recebida foi de boa qualidade, demonstrando que o curso possui profissionais qualificados; d) quanto à atuação na área contábil, 60% não trabalham diretamente com a contabilidade, porém, quase 50% estão inseridos em áreas de atuação ramificadas; e) identifica-se que a graduação proporcionou mudanças significativas na faixa salarial dos egressos e que possuem maior interesse de ingressar na carreira pública.

Detalhes do artigo

Como Citar
O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT NO MERCADO DE TRABALHO. (2015). Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.380
Seção
Artigos

Como Citar

O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT NO MERCADO DE TRABALHO. (2015). Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.380

Referências

ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Legislação Contábil – Disponível em: www.cfc.org.br Acessado em 20 de Junho de 2010, ás 23h15min.

CRC – Conselho Regional de Contabilidade, Legislação Contábil – Disponível em: www.crc.org.br Acessado em 22 de Junho de 2010, ás 22h00min.

FIPECAFI, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Direção geral Eliseu Martins; coordenador Lázaro Plácido Lisboa. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 1997.

IUDÍCIBUS, Sérgio de, Teoria da contabilidade. 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade para o nível e graduação. 3. Ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda pessoa jurídico. 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

MARION, Artigo – Preparando-se para a profissão do futuro - Disponível em: http://www.marion.pro.br Acesso em 16 de junho de 2010, ás 23h00min.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. – 3. ed. – São Paulo: Atlas: 2002.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)