PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À PROFISSÃO CONTÁBIL UNEMAT – CAMPUS TANGARÁ DA SERRA-MT

Autores

  • Lucivone Pereira Gomes Acadêmica de Ciências Contábeis, UNEMAT.
  • Margarida Alves Rocha Professora do Departamento de Ciências Contábeis, UNEMAT.
  • Carlos Rezende de Pádua Júnior Professor do Departamento de Ciências Contábeis, UNEMAT.
  • Fabiana Pereira Leite Lancelotti de Oliveira Professora do Departamento de Ciências Contábeis, UNEMAT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.382

Resumo

É importante que o acadêmico após concluir a graduação busque estudo continuado, fazendo especializações, pois, o mercado exige cada vez mais profissionais que tenham interesse na contínua busca de informações mantendo-se atualizado, acompanhando as constantes mudanças que vem ocorrendo em todo cenário mundial. A pesquisa teve como objetivo identificar e demonstrar os motivos, expectativas e influências que contribuíram para os acadêmicos na escolha do curso de ciências contábeis. Utilizando como método de pesquisa levantamento por meio de questionário objetivo contendo treze perguntas. A amostra para os iniciantes e população para os concluintes, realizado somente em uma etapa. Os resultados dessa pesquisa mostram que os objetivos e as hipóteses foram alcançados tornando-a relevante. Os alunos responderam que possuem boa perspectiva com relação ao curso que buscaram como profissão futura, e que o mesmo proporciona variedades de atuação no mercado com boas expectativas. Percebeu-se que os entrevistados gostam do curso e também buscam com o curso grande atuação na área pública. Os ingressantes buscam carreiras como auditores ou contadores. Os concluintes, não sabem qual carreira pretendem seguir. Há consenso entre concluintes e ingressantes que o curso é bom preparo para a carreira em órgãos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONSELHO FEDERAL CONTABILIDADE, Legislação da profissão contábil. – Brasília: CFC, 2003.

CAVALCANTE, C.H. L. Revista Brasileira de Contabilidade: Percepção dos alunos iniciantes e concluintes do Curso de Ciências Contábeis sobre a profissão contábil. Conselho Federal de Contabilidade, 2009. 51p.

IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade para o nível de graduação. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. – 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. – 7. ed.- São Paulo: Atlas, 2004.

MARION, José Carlos. Preparando-se para a profissão do futuro - Disponível em: <http://www.marion.pro.br>. Acesso em: 16 de jun. de 2010.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. – 2. ed.- São Paulo Saraiva, 2009.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. – 3. ed. – São Paulo: Atlas: 2002.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Gomes, L. P., Rocha, M. A., Pádua Júnior, C. R. de, & Oliveira, F. P. L. L. de. (2015). PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À PROFISSÃO CONTÁBIL UNEMAT – CAMPUS TANGARÁ DA SERRA-MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.382

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)