Editorial

Autores

  • Laércio Juarez Melz Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.384

Resumo

No terceiro número da Revista UNEMAT de Contabilidade apresentamos doze artigos com temas diversos relacionados à contabilidade e gestão.

O primeiro trata da formação do preço de honorários contábeis com o objetivo de identificar os critérios utilizados pelos escritórios contábeis para a formação do preço de seus honorários no município de Tangará da Serra - Mato Grosso.

O segundo artigo tem como objetivo principal, a comparação e análise dos custos de manutenção da frota de veículos utilizados pela UNEMAT e do valor de locação de veículos proposta ao Estado de Mato Grosso.

O terceiro artigo procurou demonstrar o perfil do profissional contábil formado pelas principais instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso, verificando se atendem às perspectivas do mercado de trabalho atual, baseado nas ofertas de emprego oferecidas em um jornal de circulação em Mato Grosso.

O quarto artigo demonstra como os gestores das empresas de Tangará da Serra têm utilizado as redes sociais em suas decisões, mais especificamente o Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Tangará da Serra-MT.

O quinto artigo apresenta os custos de produção de gado rastreado envolvidos nas etapas que os animais passam na propriedade rural, quanto à forma de manejo dos animais, as vantagens e desvantagens no processo de rastreabilidade e se o custo com a rastreabilidade é compensador para a atividade.

O sexto artigo demonstra como a contabilidade pode ser utilizada para facilitar a análise de investimentos. O objetivo foi investigar o relacionamento dos indicadores contábeis e o retorno das aplicações realizadas em ações das instituições financeiras bancárias que possuem suas ações cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O sétimo artigo investiga a inserção da mulher no mercado de trabalho contábil em Tangará da Serra-MT. O oitavo artigo investiga a inserção dos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no mercado de trabalho. Na mesma linha, o nono artigo tem o objetivo de mensurar o perfil profissional dos egressos da mesma universidade quanto às competências, habilidades e capacidades perante o mercado.

O décimo artigo tem como objetivo demonstrar os índices de investimentos sociais internos das médias e grandes empresas certificadas pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O décimo primeiro artigo teve como objetivo identificar e demonstrar os motivos, expectativas e influências que contribuíram para os acadêmicos na escolha do curso de ciências contábeis da UNEMAT.

O último artigo analisa a situação das despesas com pessoal dos municípios da Região VIII do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico (ZSEE) – MT entre os anos de 2007 a 2010, para trazer aos leitores de forma simplificada, comparações das despesas com pessoal do poder executivo com os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e com a média de toda a região.

Desejamos aos leitores uma grata experiência em sua leitura.

 

Prof. Me. Laércio Juarez Melz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércio Juarez Melz, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

O prof. Laércio é mestre em Engenharia de Produção (UFSCar, 2010). Especialista em Finanças e Gestão Empresarial (UNEMAT, 2005), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003). Atualmente é professor assistente, com Dedicação Exclusiva (40h), da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade e Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial e Ensino de Contabilidade.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Melz, L. J. (2015). Editorial. Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.384

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>