A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA EMPRESA GAMA

Autores

  • Vanessa Xavier dos Santos Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Flávio Amaral Oliveira Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.403

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os índices de rentabilidade, liquidez e a estrutura de capitais de uma empresa agrícola no município de Tangará da Serra – MT, e apresentar como contribuição à análise gerencial feita pela empresa. Por exigir sigilo foi denominada neste artigo como “Gama”. Teve-se como problema de pesquisa a seguinte questão: qual é a contribuição da análise das demonstrações contábeis para a análise gerencial mensal de resultados efetuada pela empresa Gama? A análise das demonstrações contábeis calcula os índices de desempenho da entidade sob diversos pontos, informando de maneira melhor e segura de como se encontra o patrimônio da entidade em um dado momento, sendo que para realizar a análise foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica, a técnica de estudo de caso e entrevistas ao gerente/administrador. O período abordado são os anos de 2008, 2009 e 2010, para que assim seja feito um diagnóstico de comparação de resultados. Os métodos de análise contábil utilizados foram os cálculos dos índices de Liquidez, Rentabilidade, e Endividamento, que deve aprofundar e contribuir com a análise gerencial utilizada pela empresa. A análise das demonstrações contábeis pode contribuir com a análise gerencial da empresa Gama, que tem porte e capacidade para implantar a análise, pois complementa com informações que ajudam a tomar decisões e que de fato não são apresentadas na análise gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações Contábeis: Estrutura, Análise e Interpretação. 5.ed. são Paulo: Atlas, 2006.

CRUZ, June Alissin Westarb. Balanço Patrimonial. Arquivos internos – IOB Direto, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. São Paulo, SP: Editora Atlas S.A., 2008.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: Abordagem gerencial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATARAZZO, Giancarlo Chamma; LOPES JUNIOR, Jorge Ney F. Lei 11.941/09 – o RTT e a harmonização do padrão contábil brasileiro. Biblioteca informa nº2059, 2009.

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Alessandro Aristides de; SILVA, Andréia Regina da; ZUCCARI, Solange Maria de Paulo; RIOS, Ricardo Pereira. A análise das Demonstrações Contábeis e sua importância para evidenciar a situação econômica e financeira das organizações. Revista Eletrônica: Gestão e Negócios, 2010.

PEREZ JUNIOR, José Hernandes; BEGALLI, Glauco Antonio. Elaboração das demonstrações contábeis. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

REIS, Arnaldo Carlos de Rezende. Demonstrações contábeis: estrutura e análise. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

REGIS, Mayone Pereira. Manual para Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Acessado em: http://www.tron.com.br/wiki/images/c/c5/Manual_da_DRE.pdf. (24/10/2011).

RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de Balanços fácil. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Santos, V. X. dos, & Oliveira, F. A. (2012). A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA EMPRESA GAMA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.403

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)