O ESTRESSE NO AMBIENTE ACADÊMICO E SEUS REFLEXOS NOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA GAÚCHA

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Morgana Peruchin Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul – UCS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.4297

Resumo

Ao longo da graduação, o estudante tem contato com diversos agentes estressores, provenientes, ou não, do ambiente acadêmico, e também com alguns fatores de pressão internos e externos, que exigem do organismo uma série de adaptações. A partir disso, podem-se apresentar alguns efeitos colaterais e sinais de cansaço que afetam o indivíduo a nível cognitivo, fisiológico ou comportamental. Pensando nisso, elaborou-se essa pesquisa com o objetivo de verificar os níveis de estresse de uma amostra de estudantes de uma universidade comunitária gaúcha. Para atingir o objetivo, realizou-se uma survey, de cunho descritivo, com uma análise quantitativa e qualitativa. Ao final da pesquisa, ficou evidenciado que uma parcela significativa de estudantes está sob estresse, e uma quantidade muito alta de estudantes apresenta indicativos de muito cansaço.

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Biografia do Autor

  • Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul – UCS
    Doutor em Administração - PUCRS/UCS
  • Morgana Peruchin, Universidade de Caxias do Sul – UCS
    Bacharel em Ciências Contábeis - UCS
  • Marlei Salete Mecca, Universidade de Caxias do Sul – UCS
    Doutora em Engenharia da Produção - UFSC

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Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ESTRESSE NO AMBIENTE ACADÊMICO E SEUS REFLEXOS NOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA GAÚCHA. (2020). Revista UNEMAT De Contabilidade, 9(17). https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.4297