PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CURSO E A PROFISSÃO CONTÁBIL: IMAGEM E ESTEREÓTIPOS

Autores

  • Jéssica Karine de Oliveira Gomes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jhessica Tamara Kremer UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v11i21.4458

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender como está constituída a imagem do curso e da profissão contábil perante discentes de ciências contábeis. Por meio dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e dos estereótipos da profissão contábil, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de entrevistas, realizadas por meio de grupos de focos, com acadêmicos do curso de ciências contábeis de um município do oeste paranaense. Para análise de dados da pesquisa, empregou-se categorização por meio da utilização do software Atlas/Ti, e posteriormente realizado análise de conteúdo. Como resultados destaca-se, que os acadêmicos, antes de entrar no curso, possuíam ideias estereotipadas quanto a profissão e quanto as expectativas sobre a profissão, constatou-se satisfação principalmente quanto ao amplo campo de atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Karine de Oliveira Gomes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Contabilidade na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon

Jhessica Tamara Kremer, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Contabilidade na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora no Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP e Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Silvana Anita Walter, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração na PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Referências

AZEVEDO, Renato Ferreira Leitão. A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto?. 2010. 115f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

AZEVEDO, Renato Ferreira Leitão; CORNACCHIONE JUNIOR, Edgard Bruno.; CASA NOVA, S A percepção dos estudantes sobre o curso e o perfil de dos estudantes de contabilidade: uma análise comparativa das percepções e estereotipagem. A percepção dos estudantes sobre o curso e o perfil de dos estudantes de contabilidade: uma análise comparativa das percepções e estereotipagem. In: Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 8, 2008, São Paulo, USP, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Vozes, 2011.

BAXTER, Peter; KAVANAGH, Marie. Stereotypes, students’ perceptions and inherent creativity: further Australian evidence. Australasian Accounting Business and Finance Journal, v. 6, n. 5, p. 81-100, 2012.

BYRNE, Marann; WILLIS, Pauline. Irish secondary students' perceptions of the work of an accountant and the accounting profession. Accounting Education: an international journal, v. 14, n. 4, p. 367-381, 2005.

COLEMAN, Mmi; KREUZE, Jerry; LANGSAM, Sheldon. The new scarlet letter: Student perceptions of the accounting profession after Enron. Journal of Education for Business, v. 79, n. 3, p. 134-141, 2004.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, p. 105-114, 2004.

DIMNIK, Tony; FELTON, Sandra. Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, v. 31, n. 2, p. 129-155, 2006.

DIPTYANA, Pepie; DJUWARI, C. Student’s perception towards accountant personality in accounting department and management department (a case study at STIE Perbanas Surabaya). In: SEAAIR, 2007, Indonésia. Anais… Indonésia: SEAAIR, 2007.

GERMANOU, Eleni; HASSALL, Trevor; TOURNAS, Yanni. Students’ perceptions of accounting profession: work value approach. Asian Review of Accounting, v. 17, n. 2, p. 136-148, 2009,

GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos Focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Revista Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação. v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003.

GUARESCHI, Pedrinho A; JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representações sociais. In: Textos em representações sociais. Vozes, 2009.

HAYNES, David; BRIGGS, Susan P.; COPELAND, Scott. Mind the gap: accountants at work and play. Critical perspectives on Accounting, v. 19, p. 81-96, 2008.

JACKLING, B.; DE LANGE, P.; PHILLIPS, J. Perceptions of accounting: do australian born students see accounting differently from those born overseas? In: Moroney, R.; DELANGE, P. (Ed.). Proceedings of the 2010 Accounting & Finance Association of Australia and New Zealand (AFAANZ) Conference, Carlton, Melbourne, 2010.

LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; ARAÚJO, Tamires Sousa; BORGES, Lara Fabiana Morais. Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 17, n.1, p. 134-153, 2014.

MALTHUS, Sue.; FOWLER, Carolyn. Perceptions of accounting as a carrer: a qualitative New Zeland study. In: Afaanz Conference, 2008, New Zealand. Anais… New Zealand, Afaanz Conference, 2008.

MARRIOTT, Pru; MARRIOTT, Neil. Are we turning them on? A longitudinal study of undergraduate accounting studets’attitudes towards accounting as a profession. Accounting Education: An International Journal, v. 12, n. 2, p. 113-133, 2003.

Mattar, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

Michaels, Noel Mark; & Levas, Michael G. (2003). The relationship of personality traits and self-monitoring behavior to choice of business major. Journal of Education for Business, v. 78, n. 3, p. 153-157.

Miranda, Claudio de Souza; Miranda, Raissa Alvares de Matos; & Araújo, Adriana Maria Procópio. Percepções dos Estudantes do Ensino Médio sobre o Curso de Ciências Contábeis e as Atividades do Profissional Contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, UNEB, Salvador, v. 3, n. 01, p. 17-35, jan/abr, 2013.

Montenegro, Ludmilla Meyer. Construção de sentidos (sensemaking) em práticas de um processo estratégico: um estudo comparativo em duas instituições de ensino superior do Estado do Paraná. 207s. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2009.

MORAES, Patrícia Regina de; SOUZA, Indira Coelho de; PINTO, Denise Almada de Oliveira; ESTEVAM, Sebastião José; MUNHOZ, Wanderley Adaid. Teoria das Representações Sociais. Revista Gestão em foco - UNISEPE, v. 4, p. 01., 2014.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social/ Serge Moscovici; editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OTT, Ernani; CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; CORNACCHIONE JR, Edgard Bruno; LUCA, M Márcia Martins Mendes de. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade & Finanças, v. 22, n. 57, p. 338-356, 2011.

RAFFAELLI, Susana Cipriano Dias; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; PORTULHAK, Henrique. A imagem do profissional contábil: análise da percepção socialmente construída por estudantes de ciências econômicas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 29, p. 157-178, 2016.

REIS, Sebastiana Lindaura Arruda; BELLINI, Luzia Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Revista Teoria e Prática da Educação, v.12, n.1, p. 133-144, 2009.

REIS, Anderson de Oliveira; SEDIYAMA, Gislaine Aparecida Santana; MOREIRA, Vinicius de Souza; MOREIRA, Camila Carolina. Perfil do profissional contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 95-116, 2015.

SCHLEE, Regina Pefanis; CURREN, Mary T; Harich, Katrin R.; Kiesler, Tina. Perception bias among undergraduate business students by major. Journal of Education for Business, v. 82, n. 3, p. 169-1, 2007.

SILVA, Adolfo H. C.; SILVA, Érica G. R. D. Percepção dos estudantes de ciências contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do professional de contabilidade no período após a adoção do IFRS. In: Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis – AdCont, 3, 2012, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: AdCont, 2012.

SPLITTER, Karla.; BORBA, José Alonso. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 2, 2014.

SPLITTER, Karla. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador. 2013. 125 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina/SC, 2013.

SUGAHARA, Satochi; OSAMU, Kurihara; GREGORY, Boland. Japanese secondary school teachers perceptions of the accounting profession. Accounting Education: an internacional journal, v. 15, n. 4, p. 405-418, 2006.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez, 2011.

WELLS, Paul K.; KEARINS, Kate; HOOPER, Keith. Perceptions of accounting and accountants: looking in the mirror. In: American Accounting Association – AAA, 2009. New York. Anais… New York, AAA, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

de Oliveira Gomes, J. K., Kremer, J. T., & Walter, S. A. (2022). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CURSO E A PROFISSÃO CONTÁBIL: IMAGEM E ESTEREÓTIPOS. Revista UNEMAT De Contabilidade, 11(21), 1–19. https://doi.org/10.30681/ruc.v11i21.4458