SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA POR MEIO DE MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Autores

  • Maria Verônica da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade Católica
  • Auris Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luciana Batista Sales Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v12i24.4500

Resumo

O objetivo geral do presente estudo foi verificar a satisfação dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e viabilizada mediante survey. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por três blocos aplicado a 169 discentes. Procedeu-se a utilização de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais que possibilitou submeter à prova as relações entre os construtos. Os resultados obtidos e confrontados permitiram concluir que, quanto maior for a demanda do curso, maior será o envolvimento do professor, quanto maior o envolvimento do professor, maior a satisfação geral e quanto maior o interesse do estudante, maior a satisfação geral, tendo em vista que o nível de satisfação dos discentes foi considerado satisfatório e positivo. Dessa forma, três das oito hipóteses levantadas no estudo, foram confirmadas.

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Biografia do Autor

Maria Verônica da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-graduada em Planejamento Tributária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade Católica

Doutora em Administração pela PUC - Paraná. Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)

Auris Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Contabilidade pela UNISINOS. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração pela UNIFOR. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Luciana Batista Sales, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Administração pela PUCPR. Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, M. V. da, Oliveira, A. M. de, Oliveira, A. M. de, Valdevino, R. Q. S., & Sales, L. B. (2023). SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA POR MEIO DE MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS. Revista UNEMAT De Contabilidade, 12(24), 1–24. https://doi.org/10.30681/ruc.v12i24.4500