IMPACTO ECONÔMICO DE EVENTOS: O GASTO DIRETO DOS TURISTAS EM PEQUENO DESTINO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Rita Maria de Paula Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Roberto de Barros Mesquita Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Caroline Mocelin Marchetto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Emanuela Levorato Freire Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v9i18.5185

Resumo

Os eventos funcionam como instrumentos de expansão do potencial turístico e redutor dos efeitos da sazonalidade em comunidades receptoras. No município de Nova Xavantina, eventos do tipo rodeio são incentivados por investimentos públicos e privados como proposta de entretenimento à comunidade e indução do fluxo de visitantes e turistas. O artigo objetiva estimar o impacto econômico proveniente do gasto direto dos turistas frequentadores do evento, nos anos de 2018 e 2019. Empregou-se uma análise de impacto econômico com pesquisa de gastos com visitantes, conforme a taxonomia proposta por Stynes (1997, 1999). A investigação se classifica como descritiva com abordagem quantitativa. Identificou-se que o principal impacto foi causado pelos turistas que ficaram alojados nas casas de amigos e parentes, ou seja, gerando impactos significativamente menores no setor hoteleiro e nos atrativos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Maria de Paula Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Faculdade de Ciências Agrárias,Biológicas e Sociais Aplicadas. Campus Nova Xavantina. Curso de Turismo.

Roberto de Barros Mesquita, Universidade do Estado de Mato Grosso

Faculdade de Ciências Agrárias,Biológicas e Sociais Aplicadas. Campus Nova Xavantina. Curso de Turismo.

Ana Caroline Mocelin Marchetto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Faculdade de Ciências Agrárias,Biológicas e Sociais Aplicadas. Campus Nova Xavantina. Curso de Turismo.

Emanuela Levorato Freire, Universidade do Estado de Mato Grosso

Faculdade de Ciências Agrárias,Biológicas e Sociais Aplicadas. Campus Nova Xavantina. Curso de Turismo.

Referências

Attanasi, Giuseppe; Fortuna, Casoria; Centorrino, Samuele & Urso, Giulia. (2013). Cultural investment, local development and instantaneous social capital: a case study of a gathering festival in the South of Italy. The Journal of Socio-Economics, 47, 228-247. https://doi.org/10.1016/j.socec.2013.05.014 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socec.2013.05.014

Baidal, Josep A. Ivars. (2001). Planificación y gestión del desarrollo turístico sostenible: propuestas para la creación de un sistema de indicadores. Alicante: Universidad de Alicante. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/20506.

Barajas, Angel; Coates, Dennis & Sanchez-Fernandez, Patricio. (2016). Beyond retrospective assessment. Sport event economic impact studies as a management tool for informing event organization. European Research on Management and Business Economics, Elsevier, Amsterdam, 22(3), 124-130. https://doi.org/10.1016/j.iedee.2015.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.iedee.2015.05.001

Barbosa, Luiz Gustavo M.; Martelotte, Marcela Cohen & Zouain, Debora Moraes. (2006). Os impactos econômicos do turismo no município do Rio de Janeiro e suas implicações no desenvolvimento local. Turismo – Visão e Ação, Itajaí, 8 (3), 397-409. https://doi.org/10.14210/rtva.v8n3.p397-410

Brasil. Ministério do Turismo. (2019, dezembro). Anuário Estatístico de Turismo - 2019. 46, ano base 2018. Brasília. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-53-05.html.

Cooper, Chris; Fletcher, John; Fuall, Alan; Gilbert, David & Wanhill, Stephen. (2001). Turismo princípios e prática. São Paulo: Bookman.

Creswell, John W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.

Davis, Andrew. (2017). It wasn´t me, it was my festival me: the effect of event stimuli on attendee identity formation. Tourism Management, 61, 484-500. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.03.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.03.007

Dwyer, Larry; Forsyth, Peter & Spurr, Ray. (2006). Assessing the economic impacts of events: a computable general equilibrium approach. Journal of Travel Research, 45(1), 59-66. https://doi.org/10.1177%2F0047287506288907 DOI: https://doi.org/10.1177/0047287506288907

Egresi, Istvan & Kara, Fatih. (2014, novembro). Motives of tourists attending small-scale events: The case of three local festivals and events in Istanbul, Turkey. Geojournal of Tourism and Geosites, Oradea, 2(14), 93-110. http://gtg.webhost.uoradea.ro/PDF/GTG-2-2014/1_156_Egresi.pdf.

FIPE. Fundação Instituto de Pesquisa Econômica. (2012). Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no Brasil – 2010/2011. Relatório executivo - produto 6. São Paulo: FIPE; Brasília: Ministério do Turismo. www.dadosefatos.turismo.gov.br.

Gayer, Priscila. (2017, dezembro). Políticas públicas em turismo de eventos: instrumentos normativos de apoio ao desenvolvimento do setor. Cenário – Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, Brasília, 5(9), 11–22. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19425 DOI: https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19425

Getz, Donald. (2008). Event tourism: definition, evolution, and research. Tourism Management, 29, 403-428. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.07.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.07.017

Getz, Donald & Page, Stephen J. (2016). Progress and prospects for event tourism research. Tourism Management, 52, 593-631. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.03.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.03.007

Gonzàlez-Reverté, Francesc & Morales-Pérez, Soledad. (2017). El impacto cultural y social de los eventos celebrados en los destinos turísticos. Percepción desde el punto de vista de los organizadores. Cuadernos de Turismo, Murcia, 40, 339-362. https://doi.org/10.6018/turismo.40.309741 DOI: https://doi.org/10.6018/turismo.40.309741

Hall, Colin Michel. (1989). The definition and analysis of hallmark tourist events. Geojournal, Kansas, 19(3), 263-269. https://doi.org/10.1007/BF00454570 DOI: https://doi.org/10.1007/BF00454570

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo demográfico 2010. Principais resultados - sinopse. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/2098-np-censodemografico/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=destaques.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). IBGE cidades. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/nova-xavantina/panorama.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Inflação. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?t=series-historicas&utm_source=landing&utm_medium=explica&utm_campaign=inflacao#plano-real-mes.

Jepson, Allan; Stadler, Raphaela & Spencer, Neil. (2019). Making positive family memories together and improving quality-of-life through thick sociality and bonding in local community festivals and events. Tourism Management, 75, 34-50. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.05.001

Leiper, N. (2004). Tourism management. French Forest, NSW: Pearson Education Australia.

Matheson, Victor A. & Baade, Robert A. (2006). Padding required: assessing the economic impact of the Super Bowl. European Sport Management Quarterly, 6. https://doi.org/10.1080/16184740601154490 DOI: https://doi.org/10.1080/16184740601154490

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral. (2018). Mapas. Regiões de planejamento. Mapa Planejamento Região IV - Barra do Garças. Cuiabá. http://www.seplan.mt.gov.br/-/10950800-mapas.

Minayo, Maria Cecília de Souza; Souza, Edinilsa Ramos de & Santos, Nilton José dos. (2005). Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: Minayo, Maria Cecília de Souza; Assis, Simone Gonçalves de & Souza, Ednilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 71-103. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1857. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415474

Monteiro, João Evangelista Dias & Marques, Osiris Ricardo Bezerra. (2015) A Jornada Mundial da Juventude 2013: os impactos econômicos dos gastos dos peregrinos na Cidade do Rio de Janeiro. Tourism & Management Studies, 11(2), 71-77. http://dx.doi.org/10.18089/tms.2015.11209 DOI: https://doi.org/10.18089/tms.2015.11209

Moraes, Adriana Gomes (2012). Turismo de eventos: un análisis del impacto económico en el comercio de la ciudad de Barretos (Brasil) durante la fiesta del peón rural. Revista Estudios y Perspectivas en Turismo, Buenos Aires, 21, 1594-1608. https://www.estudiosenturismo.com.ar/

Moraes, Jean Cléverson; Santos, Silvana & Pimentel, Giuliano Gomes de Assis. (2015). Festa do esporte: a construção do entretenimento no rodeio. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, 2(3), 3-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/504.

Pavlukovic, Vanja; Armenski, Tanja & Alcantara-Pilar, Juan Miguel. (2017). Social impacts of music festivals: Does culture impact locals' attitude toward events in Serbia and Hungary? Tourism Management, 63, 42-53. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.06.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.06.006

Perles-Ribes, José Vicente & Díaz-Sánchez, Elena. (2019). Reestimación del impacto de las fiestas populares de proyección turística a través de metadados provenientes de la telefonia móvil: Calp, un ejemplo de aplicación. Revista Pasos – Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Islas Canarias, 17(5), 947-961. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.067 DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.067

Quinn, Bernadette. (2009). Festivals, events and tourism. In: Jamal, Tazim & Robinson, Mike (ed.). The Sage handbook of tourism studies. London: Sage, 483-503. http://dx.doi.org/10.4135/9780857021076.n27 DOI: https://doi.org/10.4135/9780857021076.n27

Rabahy, Wilson Abrahão; Santos, Glauber Eduardo de Oliveira & Vassalo, Moisés Diniz. (2009). Determinantes de gasto em viagens turísticas domésticas no brasil. Turismo - Visão e Ação, Itajaí, 11(3), 304-324. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p304-324

Rabahy, Wilson Abrahão. (2019). Análise e perspectivas do turismo no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, 14(1), 1-13. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1903 DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1903

Scabrini, Elaine Cristina Borges & Dalonso, Yoná da Silva. (2018). Impactos dos eventos em destinos turísticos: um estudo de caso na cidade de Joinvile – SC. Revista Turismo em Análise, São Paulo, 29(2), 332-348. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i2p332-348 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i2p332-348

Stynes, Daniel J. (1999). Approaches to estimating the economic impacts of tourism: some examples. Cooperative Extension Service Bulletin. Urbana, IL: University of Illinois. https://msu.edu/course/prr/840/econimpact/pdf/ecimpvol2.pdf.

Stynes, Daniel J. (1997). Economic impacts of tourism. Cooperative Extension Service Bulletin. Urbana, IL: University of Illinois. https://msu.edu/course/prr/840/econimpact/pdf/ecimpvol1.pdf.

Tagliacarne, Guglielmo. (1976). Pesquisa de mercado. São Paulo: Atlas.

Tyrrell, Timothy J.; Johnston, Robert J. (2001). A framework for assessing direct economic impacts of tourist events: distinguishing origins, destinations and causes of expenditures. Journal of Travel Research, 40 (1), 94-100. DOI: https://doi.org/10.1177/004728750104000112

https://doi.org/10.1177%2F004728750104000112

UNWTO. World Tourism Organization. (2019). International tourism highlights. http://dadosefatos.turismo.gov.br/

Wallstam, Martin; Ioannid, Dimitri; Petterson, Robert. (2018). Evaluating the social impacts of events: in search of unified indicators for effective policymaking. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events. https://doi.org/10.1080/19407963.2018.1515214. DOI: https://doi.org/10.1080/19407963.2018.1515214

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Garcia, R. M. de P., Mesquita, R. de B., Marchetto, A. C. M., & Freire, E. L. (2021). IMPACTO ECONÔMICO DE EVENTOS: O GASTO DIRETO DOS TURISTAS EM PEQUENO DESTINO DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 9(18). https://doi.org/10.30681/ruc.v9i18.5185

Edição

Seção

Artigos