ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE MADEIRAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO NOROESTE DO MATO GROSSO

Autores

  • Alexandre Costa Fernandes Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Cleiton Franco Mestre em Economia (UFMT), Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.599

Resumo

A constante desvalorização do dólar frente ao real vem obrigando os exportadores de madeira tropical a buscarem a compensação no valor de seus produtos na moeda estrangeira, enfrentando muitas vezes resistências e desistências dos consumidores internacionais em relação à madeira brasileira. Foi realizado estudo em uma empresa que consegue manter-se no mercado internacional de madeiras tropicais, verificando cada detalhe que influencia nesta permanência. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas por pautas aplicadas aos responsáveis por produção, vendas e administrativo, juntamente com levantamento de dados relacionados às exportações do período compreendido entre janeiro de 2002 e julho de 2011. Assim, buscou-se identificar as estratégias relacionadas à administração da produção para vantagem competitiva desta empresa. Dentre as estratégias identificadas como responsáveis pela manutenção e competitividade da empresa estudada neste mercado, destacaram-se: maior variabilidade de seus produtos, maior valor agregado, qualidade, substituições de produtos, melhor pacote de produtos para melhor aproveitamento da produção conjunta, expansão das opções de mercado.

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Publicado

2012-07-31

Como Citar

Fernandes, A. C., Melz, L. J., & Franco, C. (2012). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE MADEIRAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO NOROESTE DO MATO GROSSO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.599

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