ANÁLISE DE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MANDALA NA ESCOLA AGRÍCOLA MUNICIPAL ULISSES GUIMARÃES EM TANGARÁ DA SERRA-MT

Kallypa Lara Scherwinski, Aparecida de Fátima Alves Lima

Resumo


Diante das dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores em sobreviver no mercado com a venda de seus produtos, surgem várias alternativas para sustentabilidade e geração de renda para as famílias. Esse artigo procura discutir se o programa Mandala adaptado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) pode ser considerado uma alternativa viável de empreendimento produtivo para os produtores familiares do município. Para tanto foram inicialmente, identificados os custos do investimento inicial e de produção, tendo em vista os requisitos exigidos para a implantação da Mandala. Na fase seguinte, foram entrevistados 15 produtores rurais que comercializam seus produtos  na feira municipal e também o técnico responsável pelo projeto na unidade experimental da Escola Agrícola, para identificar o volume de vendas a cada feira, o preço médio dos produtos vendidos e a forma de produção adotada por estes produtores. As  entrevistas foram feitas de modo informal, sem aplicação de questionário, porém com um roteiro previamente elaborado, onde foi possível a coleta dos dados necessários para proceder a análise da viabilidade e finalmente chegar à conclusão da pesquisa. Na apuração e processamento dos resultados utilizou-se da elaboração de planilhas para identificar os custos totais, a estimativa de receita com a venda dos excedentes além dos aspectos financeiros e econômicos, como indicadores que demonstrem os níveis de lucratividade e de rentabilidade oferecidos por este sistema produtivo. Ao término da pesquisa,  conclui-se que o sistema de produção Mandala  é uma opção viável para ser implantado em pequenas propriedades, oferece vantagens econômicas, para micro e pequenos produtores e oportuniza  melhoria na qualidade alimentar para as famílias que adotam esse sistema em suas propriedades.


Texto completo:

PDF

Referências


Assessoria de Comunicação/Ministério do Desenvolvimento Social – ASCON/MDS. 2206. Disponível em http://www.oibescoop.org/media/bank/novos_paradigmas.pdf acesso em 12 de agosto de 2011.

BARROS, Fernanda; MORAES, Vanda. Projeto Mandalla. Disponível em: Acesso em 07 de maio de 2011.

BOTH, Sérgio José; SIQUEIRA, Claudineide Julião de Souza. Metodologia cientifica faça fácil a sua pesquisa. Tangará da Serra, MT: Editora São Francisco, 2004.

BUAINAIN. Antônio Márcio et al. Peculiaridades da agricultura familiar brasileira. In: SOUZA FILHO, Hildo Meirelles; BATALHA, Mário Otávio. Gestão integrada da agricultura familiar. São Carlos: Edusfcar, 2005.

FERNANDES, Ângela Esther Borges Fernandes. O perfil da agricultura familiar brasileira. Disponível em < http://www.webartigos.com/articles/16496/1/O-PERFIL-DA-AGRICULTURA-FAMILIAR-BRASILEIRA/página1.html#ixzz1LTTpF1Gka.> Acesso em 05 de maio de 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002 e 2008.

Globo Rural. Projeto mandala, sistema de canteiros concêntricos formados ao redor de fonte d’água, gera trabalho e renda no sertão paraibano, ajudando a reativar a economia. Disponível em acesso em 05 de maio de 2011.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, 2005.

MONTEIRO, Kelly. Orgânicos: prazer e responsabilidade em consumir

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991.

Lei da Agricultura Familiar. Sancionada em Brasília. Disponível em http://www.fomezero.gov.br/noticias/sancionada-em-brasilia-lei-da-agricultura-familiar sancionada em 25/07/2006 acesso em 30 de agosto de 2011.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 1990.

MEGLIORINI, Evandir. Custos: Análise e Gestão. 2. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MONTEIRO, Kelly. Orgânicos: prazer-e-responsabilidade-em-consumir. Disponível em http://www.vitaplena.com.br/organico/organicos-prazer-e-responsabilidade-em-consumir> Acesso em 30 de agosto de 2011.

NÉRI, Priscila. Irrigação alternativa melhora renda no campo. Disponível em Acesso em 11 de maio de 2011.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso Básico Gerencial de Custos: Para cursos de Administração de Empresas, Economia e Engenharia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PALMA, Danielly. Agrotóxico encontrado no leite materno. Dispoível em Instituto Ethos. Acesso em 30 de agosto de 2011.

PEREZ JR., José Hernandes; OLIVEIRA, Luís Martins de; COSTA, Rogério Guedes. Gestão estratégica de custos. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.

PORTUGAL, Alberto Duque. O desafio da agricultura Familiar. Disponível em Acesso em 05de maio de 2011.

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/noticia.asp?codigo=6482 Acesso em 12 de agosto de 2011.

PRIA, Anna Dalla. Projeto Mandalla e os benefícios que estão fazendo na Paraíba e no Brasil. Disponível em Acesso em 19 de abril de 2011.

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR – PRONAF. Pronaf. Disponível em: Acesso em 19 de abril de 2011.

QUADRADO, Adriano. Vida Simples. Disponível em Acesso em 30 de agosto de 2011.

RAMOS, Mariana. Manejo Integrado de Pragas, Controlando pragas e cuidando do meio ambiente. Disponível em Acesso em 30 de agosto de 2011.

RIBEIRO, Magno Alves; TORRES, Ariel Lopes; ROCHA, Margarida Alves. Manual para elaboração e apresentação de monografias. Com Noções Introdutórias de Metodologia. 1. Ed. Tangará da Serra: Editora Sanches, 2006.

ROCHA, Cerena. Mandala na agricultura sustentável. Disponível em: http://espaçodosgirassois.blogspot.com/2011/05/mandala-na-agricultura-sustentável.html. Acesso em 25 de maio de 2011.

RUSSOMANO, Victor Henrrique. Planejamento e Controle da Produção. 6 ed. São Paulo: Editora Pioneira, 2000.

SAF. Portal da Agricultura Familiar. Perguntas e Respostas. Disponível em: Acesso em 07 de maio de 2011.

SEBRAE. Revolução silenciosa, agricultura ecológica e integrada traz desenvolvimento social sustentável para as famílias do campo. Revista nº7, dezembro 2007.

SEBRAE. Inovação no campo, pequenos negócios rurais apostam na diferenciação para ampliar competitividade. Revista nº8, abril, 2008.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente/Empaer/Assoc dos Eng. Agrônomos. Estrutura Agropecuária. Disponível em Acesso em 12 de maio de 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 22 ed. São Paulo:Cortez, 2002.

SZNITOWSKI, Adelice Minetto. Fatores que podem contribuir para a ocorrência de acidentes de trabalho pelo uso de agrotóxicos entre os agricultores familiares no assentamento guapirama em Campo Novo do Parecis-MT. Edição. São Carlos: Editora UFSCAR, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.30681/ruc.v1i1.737

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2316-8072

Indexação: