FORMAÇÃO DE PREÇOS PELO MÉTODO DE CUSTEIO VARIÁVEL: COMPARATIVO COM PREÇO PRATICADO NA EMPRESA “B.” EM TANGARÁ DA SERRA
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Resumo
A formação de preço é uma ferramenta importante para a vida financeira da empresa, saber qual o melhor método a utilizar e conhecer suas despesas e custos é a base para a elaboração de um preço de venda competitivo e que garanta o retorno esperado do investimento. O presente estudo de caso busca apresentar um método para a formação de preço da empresa B, tendo em vista que a empresa não calcula seu ponto de equilíbrio, não sabe qual sua margem de segurança e nem qual o lucro desejado. O método utilizado para a realização desse artigo foi descritiva, pois, observa, analisa, registra, interpreta sem interferir nos resultados ou na forma de aplicação para a formação de preços de venda na empresa B., descrevendo também quais seriam os preços pelo custeio variável. Foi um estudo de caso, pelo fato de envolver apenas a empresa B. do ramo de revenda de material de gesso para forro em Tangara da Serra. Outro método utilizado foi o documental e entrevistas com o proprietário e o contador. A pesquisa foi, ainda, bibliográfica, porque se dispõe a estudar a partir do material existente, livros, artigos científicos. Após analises nas compras realizadas no período de março de 2011 a agosto de 2011, foi identificado as despesas e custos da empresa, calculado seu ponto de equilíbrio e margem de segurança e utilizado o custeio variável como método para o novo preço de venda, onde o produto com maior saída deve custar R$ 0,25 centavos de real a mais, mesmo com os demais produtos possuírem preços acima do preço não suportam todas as despesas pois não tem saídas suficiente, porém não se sabe se resolverá pois a empresa já se encontra em uma situação financeira inadequada.
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Referências
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