O USO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAR FRAUDES E ERROS NAS EMPRESAS DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE NOVA OLÍMPIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Geralmente as empresas de pequeno porte são administradas pelos próprios sócios, que muitas vezes tem formação técnica ligada ao seu negócio, e cada vez mais necessitam de informações e controle precisos para tomada de decisões. Devem sempre observar as atualizações e lidar com novas operações, a auditoria para avaliar o sistema de controle de estoque tem que ser sempre planejado. O presente artigo tem por finalidade avaliar o uso correto das ferramentas da auditoria de estoque como ferramenta para identificar fraudes e erros que possam surgir nas empresas do ramo de materiais de construção no Município de Nova Olímpia. Justifica-se o presente estudo, pelo fato das empresas buscarem gerar maior competitividade no seu negocio, ações que permitam diferenciá-las de seus concorrentes e venham a reduzir custos. O principal problema está voltado para o baixo grau de exatidão, ou seja, as quantidades físicas são divergentes das registradas no sistema de controle de estoque e se empresas utilizam esses procedimentos corretamente. A metodologia aplicada no estudo foi bibliográfica, qualitativa e exploratória, voltada principalmente para o setor de gestão de estoque das empresas. O resultado atingido foi satisfatório quanto ao problema proposto, demonstrando fatores positivos como a prevenção de falhas, erros e fraudes.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
ALMEIDA, Marcelo C. Auditoria: um curso moderno e completo. São Paulo: Atlas, 2003.
ATTIE, William. Auditoria, conceitos e aplicações. 3 edição. São Paulo: Ed. Atlas, 1998.
BERTAGLIA, Paulo R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BEUREN, Ilse M. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CORREA, Henrique. L. Planejamento Programação e controle da produção, conceitos, uso e implantação, São Paulo: Atlas, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. CFC Nº986/03, disponível em <http://www.cosif.com.br> acesso em 01 de agosto de 2011.
CREPALDI, Silvio A. Auditoria contábil: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
DIAS, Marco A. P. Gerência de materiais. São Paulo: Atlas, 1986.
FAVARO, H.L; LEONARDONNI, C.S; et al. Contabilidade: Teoria e Pratica. In: Operações com Mercadorias; Critérios de Avaliação de Estoques. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
FRANCO, Glenda. Vale, Laila; A importância e influencia do setor de compras nas organizações. Revista Techoje. Disponível em: <http://www.ietec.com.br> acesso em 15 de setembro de 2011.
FRANCO, Hilário.; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil: Normas de auditoria, procedimentos e papeis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, Antonio de L. Sistemas de informações contábil / financeiro. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
GELATTI, Cristiane B. MENEGHUETTI, Daniela.: FREITAS, Renata Oliveira.: TRINDADE, Larissa de Lima: A Importância da auditoria nos estoques, UFSM 2007. Disponível em: < w3.ufsm.br/revistacontabeis> acesso em 31 de Julho de 2011.
IUDÍCIBUS, Sergio de. MARION, José C. Contabilidade comercial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1986.
JUNIOR, Sergio L. S. Noções básicas de almoxarifado, estoque, transporte de materiais. 1 ed. São Paulo: Revista Artigonal, Abril 2009.
LAUGENI, Fernando P. ; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2002.
LAKATUS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, elaboração, análise e interpretação dos dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
LÍRIO, José E. P. A auditoria de estoques como proposta para redução de perdas e mensuração de resultados. Disponível em <http://www.administradores.com.br> acesso em 02 de Agosto de 2011.
MARION, José C. Contabilidade empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NORMAS BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, CFC 1.170/2009, disponível em acesso em 5 de Agosto de 2011.
Normas Brasileiras de Contabilidade. NBC T11: Auditoria independente das demonstrações contábeis.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1990.
OLIVEIRA, Álvaro G.de.Contabilidade financeira para executivos. in: correção monetária dos recursos aplicados em ativos não-monetários; estoques. 5. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.
PADOVEZE, Clovis L. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
POZO, Hamilton, Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
RIBEIRO, Magno A. TORRES, Ariel L. ROCHA. Margarida A. Manual para elaboração e apresentação de monografias: com noções introdutórias de metodologia. 1 ed. Tangará da Serra: Sanches, 2006.
SÁ, Antonio L. Curso de auditoria. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SANTI, Paulo A. Introdução à auditoria. São Paulo: Atlas, 1998.
SILVA, Adelphino T. Organização e técnica comercial. 16 ed, São Paulo: Atlas, 1990.
STECKNEY; Weil. Contabilidade financeira: uma introdução aos conceitos métodos e usos; ed. São Paulo: Atlas, 2001.