O USO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAR FRAUDES E ERROS NAS EMPRESAS DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE NOVA OLÍMPIA

Autores

  • Israel P S Filho Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Marcelo Evandro Alves Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.746

Resumo

Geralmente as empresas de pequeno porte são administradas pelos próprios sócios, que muitas vezes tem formação técnica ligada ao seu negócio, e cada vez mais necessitam de informações e controle precisos para tomada de decisões. Devem sempre observar as atualizações e lidar com novas operações, a auditoria para avaliar o sistema de controle de estoque tem que ser sempre planejado. O presente artigo tem por finalidade avaliar o uso correto das ferramentas da auditoria de estoque como ferramenta para identificar fraudes e erros que possam surgir nas empresas do ramo de materiais de construção no Município de Nova Olímpia. Justifica-se o presente estudo, pelo fato das empresas buscarem gerar maior competitividade no seu negocio, ações que permitam diferenciá-las de seus concorrentes e venham a reduzir custos. O principal problema está voltado para o baixo grau de exatidão, ou seja, as quantidades físicas são divergentes das registradas no sistema de controle de estoque e se empresas utilizam esses procedimentos corretamente. A metodologia aplicada no estudo foi bibliográfica, qualitativa e exploratória, voltada principalmente para o setor de gestão de estoque das empresas. O resultado atingido foi satisfatório quanto ao problema proposto, demonstrando fatores positivos como a prevenção de falhas, erros e fraudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Marcelo C. Auditoria: um curso moderno e completo. São Paulo: Atlas, 2003.

ATTIE, William. Auditoria, conceitos e aplicações. 3 edição. São Paulo: Ed. Atlas, 1998.

BERTAGLIA, Paulo R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BEUREN, Ilse M. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CORREA, Henrique. L. Planejamento Programação e controle da produção, conceitos, uso e implantação, São Paulo: Atlas, 2000.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. CFC Nº986/03, disponível em <http://www.cosif.com.br> acesso em 01 de agosto de 2011.

CREPALDI, Silvio A. Auditoria contábil: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DIAS, Marco A. P. Gerência de materiais. São Paulo: Atlas, 1986.

FAVARO, H.L; LEONARDONNI, C.S; et al. Contabilidade: Teoria e Pratica. In: Operações com Mercadorias; Critérios de Avaliação de Estoques. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

FRANCO, Glenda. Vale, Laila; A importância e influencia do setor de compras nas organizações. Revista Techoje. Disponível em: <http://www.ietec.com.br> acesso em 15 de setembro de 2011.

FRANCO, Hilário.; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil: Normas de auditoria, procedimentos e papeis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, Antonio de L. Sistemas de informações contábil / financeiro. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

GELATTI, Cristiane B. MENEGHUETTI, Daniela.: FREITAS, Renata Oliveira.: TRINDADE, Larissa de Lima: A Importância da auditoria nos estoques, UFSM 2007. Disponível em: < w3.ufsm.br/revistacontabeis> acesso em 31 de Julho de 2011.

IUDÍCIBUS, Sergio de. MARION, José C. Contabilidade comercial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1986.

JUNIOR, Sergio L. S. Noções básicas de almoxarifado, estoque, transporte de materiais. 1 ed. São Paulo: Revista Artigonal, Abril 2009.

LAUGENI, Fernando P. ; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2002.

LAKATUS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, elaboração, análise e interpretação dos dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

LÍRIO, José E. P. A auditoria de estoques como proposta para redução de perdas e mensuração de resultados. Disponível em <http://www.administradores.com.br> acesso em 02 de Agosto de 2011.

MARION, José C. Contabilidade empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NORMAS BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, CFC 1.170/2009, disponível em acesso em 5 de Agosto de 2011.

Normas Brasileiras de Contabilidade. NBC T11: Auditoria independente das demonstrações contábeis.

OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1990.

OLIVEIRA, Álvaro G.de.Contabilidade financeira para executivos. in: correção monetária dos recursos aplicados em ativos não-monetários; estoques. 5. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.

PADOVEZE, Clovis L. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

POZO, Hamilton, Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

RIBEIRO, Magno A. TORRES, Ariel L. ROCHA. Margarida A. Manual para elaboração e apresentação de monografias: com noções introdutórias de metodologia. 1 ed. Tangará da Serra: Sanches, 2006.

SÁ, Antonio L. Curso de auditoria. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SANTI, Paulo A. Introdução à auditoria. São Paulo: Atlas, 1998.

SILVA, Adelphino T. Organização e técnica comercial. 16 ed, São Paulo: Atlas, 1990.

STECKNEY; Weil. Contabilidade financeira: uma introdução aos conceitos métodos e usos; ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Filho, I. P. S., & Alves, M. E. (2012). O USO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAR FRAUDES E ERROS NAS EMPRESAS DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE NOVA OLÍMPIA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.746

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>