REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA COMO FORMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA – UM ESTUDO DE CASO EM UM COMÉRCIO DE TELECOMUNICAÇÕES EM TANGARÁ DA SERRA - MT

Autores

  • Cássio Jardini Brandão Contador formado pela UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Luciênio Rosa e Silva Junior Mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT), Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.753

Resumo

Com o estudo buscou-se analisar o atual Sistema de Remuneração em uma empresa de telecomunicações. Para que o estudo atingisse tal objetivo foram utilizados procedimentos metodológicos dentre os quais citam-se revisão bibliográfica sobre o tema. A fim de buscar dados práticos foi aplicado questionário para saber a percepção dos colaboradores e gestores da organização sobre o sistema de remuneração adotado, além disso, foram analisadas documentações cedidas pela empresa. Tendo em vista o tema da pesquisa foram abordados os variados tipos de Remuneração Estratégica com o intuito de demonstrar as alternativas de recompensas presentes nas organizações. No decorrer do trabalho são citadas as estratégias de remuneração como uma prática de Responsabilidade Social Interna visando mostrar essa estratégia como um fator que visa à melhoria do desempenho, qualidade de vida, motivação e principalmente atendendo as necessidades dos colaboradores envolvidos. Diante de um mercado altamente competitivo é ligeiramente necessário que as empresas utilizem formas variadas de remunerar seus profissionais. Por meio do estudo foi possível verificar na organização alguns pontos falhos na remuneração aplicada. Julgou-se necessário que a empresa adote algumas melhorias na sua política de remuneração, fazendo que esses dados sejam importantes para as próximas tomadas de decisões do négocio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSOFF, H. IGOR. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2° ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CAVALCANTI, Marly. Gestão Estratégica de Negócios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

CERTO, S.S. & PETER J. P. Administração estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo. Makron Books, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro – RJ: Editora Elsevier, 2005.

COOPERS & LYBRAND. Remuneração Estratégica – A nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1996.

FISCHER, A. L. Um resgate conceitual histórico dos modelos de gestão de pessoas. As

pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

FRANCO, José de Oliveira. Cargos, Salários e Remuneração. Curitiba/PR: Iesde Brasil S.A., 2007.

JORGE, José Moacir. Remuneração Estratégica: como desenvolver atitudes empreendedoras por meio da remuneração. São Paulo – SP, editora LTR, 2007.

KROETZ, C. E. S. Balanço Social. Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.

LOPES, Manuel. Remuneração por Habilidades e Competência: um modismo ou uma ferramenta estratégica. Revista Liderança, 2010. Disponível em: <http://www.lideraonline.com.br/php/materia.php?id=43084>. Acesso em: 19 set. 2010.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo – SP, Atlas, 1999.

MASLOW, A. H. Introdução à Psicologia do Ser. 2.ed. Rio de Janeiro: Eldorado, 1983.

MELO NETO, Francisco Paulo de. Responsabilidade Social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro – RJ: Editora Qualitymark, 1999.

MINAMADE, C. H. Sistemas de remuneração tradicionais e a remuneração estratégica. São Paulo: 2004. Disponível em: <http://carreiras.empregos.com.br/carreira/comunique_se/col_leitor/120404-sistemas_remuneracao_camila.shtm>. Acesso em: 21 out. 2010.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

POLETI, Carlos Alberto. A Pressão no Trabalho: Desafio à Capacidade ou Assédio Moral. São Paulo: 2008. Disponível em: http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/recursos-humanos/a-pressao-no-trabalho-desafio-a-capacidade-ou-assedio-moral/. Acesso em: 07 de abr. 2011.

REIS, Carlos Nelson dos. Responsabilidade Social das Empresas e Balanço Social. 1 ed. São Paulo – SP, Atlas, 2009.

RESENDE, Enio. Entrevista com Enio Resende, disponível em www.rh.com.br – Acesso em 03/05/2011.

RODRIGUES, Júnia Marçal. Remuneração e Competências: retórica ou realidade? Belo Horizonte – MG, 2006. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/artigos/4097.pdf>. Acesso em: 19 Set. 2010.

RODRIGUES, Maria Cecília Prates. Ação Social das Empresas Privadas: Como Avaliar Resultados? Rio de Janeiro – RJ, Editora FGV, 2005.

SILVA, Mateus de Oliveira. Sistemas Modernos de Remuneração. Rio de Janeiro – RJ, Qualitymark, 2005.

WOOD JUNIOR, Thomaz. Remuneração Estratégica. São Paulo – SP, Editora Atlas, 3º edição, 2004.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Brandão, C. J., & Silva Junior, L. R. e. (2012). REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA COMO FORMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA – UM ESTUDO DE CASO EM UM COMÉRCIO DE TELECOMUNICAÇÕES EM TANGARÁ DA SERRA - MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.753

Edição

Seção

Artigos