CONTROLE GERENCIAL: UMA ANÁLISE NAS EMPRESAS CONTÁBEIS DA CIDADE DE CAICÓ/RN.

Hugo Azevedo Rangel de Morais, Stepherson Rodrigo Alves De Oliveira

Resumo


O controle gerencial de uma empresa é necessário para um eficiente desenvolvimento interno. Com as mudanças constantes das legislações e a evolução da tecnologia de informação nas empresas contábeis, é essencial o controle gerencial eficiente, através dele será possível identificar como está a vida da empresa no seu dia a dia. Neste trabalho é mostrada a importância do controle gerencial para as empresas contábeis, situada na cidade de Caicó/RN, demonstrando a sua importância para auxiliar nas tomadas de decisões. O presente estudo tem como objetivo geral de analisar se nas empresas contábeis da cidade de Caicó existe um controle gerencial que os auxiliem nas tomadas de decisões, verificando se existem a prestação de serviço de contabilidade gerencial e analisando a importância do controle gerencial para os empresários. A contextualização do tema trata-se de pesquisas bibliográficas. A metodologia desenvolvida na pesquisa é classificada como descritiva, do ponto de vista de sua natureza é uma pesquisa aplicada, tendo uma abordagem qualitativa por ter caráter exploratório, já no que se refere aos procedimentos técnicos trata-se de um levantamento. Observou que os empresários tem conhecimento em relação à importância do controle gerencial, a maioria coloca em pratica obtendo uma boa classificação dos controles com confiabilidade para auxiliar nas tomadas de decisões, foi detectado que a maioria das empresas faz um planejamento dos objetivos a serem controlados.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTHONY, Robert N.; GOVINDARAJAN, Vijay. Sistema de controle gerencial. 12. ed. São Paulo: Mc Graw-Hill, 2008.

____________. Sistema de controle gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processos e praticas. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

___________. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FILHO, Milton Cordeiro Farias; FILHO, Emílio J. M. Arruda. Planejamento da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2013.

FREZATTI, Fábio et al. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamento e sociológico. São Paulo: Atlas, 2009.

FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 3.ed.São Paulo: Atlas, 1991.

IUDÍCIBUS, Sergio de. Contabilidade gerencial.6.ed.São Paulo: Atlas, 2006.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane (Org.). Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil.4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.30681/ruc.v5i9.784

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2316-8072

Indexação: