Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. A Traços de Linguagem – Revista de Estudos Linguísticos aceita a submissão, para publicação, de artigos e resenhas inéditos em português, inglês, espanhol ou francês em seu campo de interesse. Não são aceitos artigos e resenhas que estejam em avaliação por outro periódico.

2. Aceita-se a submissão de artigos de autores doutores. Aceita-se a submissão de artigos de autores mestres e graduados se em coautoria com um doutor.

3. O envio de originais à revista implica autorização do autor para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.

4. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.

5. Citações e transcrições são permitidas com a menção da fonte.

6. Referências deverão estar conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6023 e listadas ao final do trabalho.

7. O trabalho submetido será avaliado pelo processo tradicional de avaliação por pares no sistema de anonimato mútuo, podendo ser: “recomendado para publicação”; “recomendado para publicação com modificações” ou “não recomendado para publicação”.

8. Caberá ao autor reformular o texto conforme o que for solicitado pelo Comitê Editorial.

9. O artigo ou a resenha deverá ser submetido pelo site da revista.

10. O trabalho submetido deverá estar em Word (.doc, .docx) e deverá obedecer à seguinte formatação:

- inserir notas explicativas no rodapé, numeradas em algarismos arábicos;

- referências completas ao final do artigo; citações ao longo do texto no formato Autor (ano) ou (AUTOR, ano);

- citações de até 3 (três) linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas deverão ser recuadas a partir do parágrafo dispensando aspas;

- palavras estrangeiras citadas em itálico.

-links para endereços eletrônicos deverão estar ativos.

- Tabelas, Quadros, Figuras e Gráficos devem ser inseridos no texto Word; o título deve estar no topo e ser numerado; a fonte dos dados é obrigatória e deve estar na parte inferior.

- Quadros seguem a mesma formatação das tabelas, porém possuem bordas laterais. Tabelas são utilizadas quando os dados a serem demonstrados são numéricos/estatísticos, enquanto os quadros são predominantemente constituídos de dados em forma de texto.

11. O artigo deverá conter: título, resumo (até 680 caracteres com espaço) e até 5 palavras-chave em português; e, logo abaixo, título, resumo (até 680 caracteres com espaço) e até 5 palavras-chave em língua estrangeira.

12. Título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es); instituição do(s) autor(es); titulação acadêmica; endereço profissional, e-mail e agradecimentos (se houver) devem estar no corpo do artigo.

13. Cada trabalho deverá ter no máximo 42.000 caracteres com espaço para artigos, e 10.500 caracteres com espaço para resenhas, incluindo resumos, tabelas, notas e referências bibliográficas.

 

EXEMPLOS

1) Referências ao longo do texto

1.1) Referências em citações literais: (SOBRENOME DO AUTOR, data, página). Ponto final depois dos parênteses.

1.2) Textos com dois ou mais autores:

Ilari e Geraldi (2010) (no corpo do texto); (ILARI; GERALDI, 2010) (dentro dos parênteses).

1.3) Textos com três ou mais autores: (ILARI et al., 2009) (dentro dos parênteses) e ILARI et al.(2009) (fora dos parênteses).

1.4) Citações do mesmo autor publicados no mesmo ano: acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento. Exemplo: (ILARI, 2000a, 2000b).

1.5) Vários autores citados em sequência: utilizar ordem cronológica de data de publicação dos documentos, separados por ponto e vírgula: (ILARI, 2005; GERALDI; TARALO, 2008; FRANCHI et al., 2010).

2) Referências ao final do texto

 2.1) Artigo com um autor

LOBATO, L. Formal features and parameter setting: A view from Portuguese past participles in romance future tense. DELTA, v. 16, n. Especial, p. 99-128, 2000.

2.2) Artigo com dois autores
SCLIAR-CABRAL, L.; RODRIGUES, B. B. Discrepâncias entre a pontuação e as pausas. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 26, p.63-77, 1994.

2.3) Artigo em suporte eletrônico
SOUZA, F. C. Formação de bibliotecários para uma sociedade livre. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.11, p.1-13, jun. 2001. Disponível em: http://... . Acesso em: 30 jun. 2001.

2.4) Livro

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Tradução de Cláudia Pfeiffer et al. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1998.

2.5) Livro em suporte eletrônico

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc campinas.edu.br/services/e-books-MS/01-0420-M.pdf. Acesso em: 24 nov. 2010.
2.6) Capítulos de livros

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução de Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. p.15-50.

2.7) Dissertações e teses

REZENDE, L. M. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. Tese (Livre docência) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2000.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.