
Sobre a Revista
Qualis CAPES (2022): B1
A Traços de Linguagem – Revista de Estudos Linguísticos é um periódico científico de acesso aberto e com avaliação por pares publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT, em Cáceres/Brasil. Submissões de artigos científicos e de resenhas de todas as áreas da Linguística são aceitas para avaliação.
INDEXADORES E REPOSITÓRIOS
A Traços de Linguagem – Revista de Estudos Linguísticos tem seus metadados indexados nos seguintes bancos de dados: LATINDEX, DIADORIM, SUMARIOS.ORG, CROSSREF e MIGUILIM.
* * *
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Chamada de trabalhos Vol. n.02 (2023) - Dossiê temático: Discurso e direitos sociais: sentidos de (des)igualdade em disputa na sociedade capitalista
Nós, da revista Traços de Linguagem – Revista de Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres/MT – “Jane Vanini”, convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas a submeterem trabalhos voltados ao dossiê temático “Discurso e direitos sociais: sentidos de (des)igualdade em disputa na sociedade capitalista”, com previsão para publicação no final do segundo semestre de 2023.
Os artigos submetidos devem ser escritos por autores doutores, ou por graduados e mestres, desde que em coautoria com doutores, e estar de acordo com as “Normas de submissão” da revista Traços de Linguagem, disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos>.
Dossiê temático: Discurso e direitos sociais: sentidos de (des)igualdade em disputa na sociedade capitalista
Ementa: Este Dossiê tem como objetivo reunir os trabalhos de pesquisa em desenvolvimento pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Políticas de Ensino de Línguas no Centro-Oeste (GEPELCO/CNPq), bem como congregar outros trabalhos realizados no campo dos estudos da linguagem, a fim de fomentar reflexões e discussões em torno da temática proposta. Sediado na UNEMAT, no Campus Universitário de Cáceres-MT – “Jane Vanini”, e tendo como filiação teórica a Análise de Discurso materialista e/ou a sua articulação com a História das Ideias Linguísticas, o grupo de pesquisa GEPELCO desenvolve, atualmente, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), o projeto “A gestão do social no/pelo Estado: os sentidos de (des)igualdade em discursividades contemporâneas”. Este projeto busca compreender – à luz das condições de produção da atual formação social, determinada, historicamente, pelo modo de produção capitalista em sua fase neoliberal – como os discursos de (des)igualdade se constituem e se historicizam em meio aos debates sobre a gestão dos direitos sociais e das políticas públicas pelo Estado. Sob esta perspectiva e recorte, algumas questões a respeito do papel do Estado e de suas instituições irrompem e nos provocam, a saber: que sentidos se inscrevem na forma material “igualdade de condições” nas textualidades jurídicas? Que sentidos se instituem nas políticas públicas do Estado sob o efeito imaginário da inclusão dos sujeitos no (do) espaço urbano? Como se dá a individuação dos sujeitos por meio das instituições do Estado nesse processo? Tendo em vista que os sentidos sobre os direitos sociais em disputa na sociedade capitalista são sentidos constitutivos das nossas relações sociais, esperamos que os artigos científicos deste dossiê, no batimento entre corpus e teoria, problematizem e visibilizem os processos discursivos em funcionamento nas relações entre língua, sujeito e história, em discursividades contemporâneas.
Organizadores:
Profa. Dra. Claudia Pfeiffer (UNICAMP)
Profa. Dra. Joelma Aparecida Bressanin (UNEMAT)
Prof. Dr. José Ricardo Menacho (UNEMAT)
PRAZO ENVIO: 30 de outubro de 2023
Edição Atual

Organizadoras
Juliana da Silveira (UNISUL - Brasil)
Maria Célia Cortez Passetti (UEM - Brasil)
Silvia Regina Nunes (UNEMAT - Brasil)