Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar
Palavras-chave:
Bullying, Ensino Médio, Racismo, ViolênciaResumo
O funcionamento de um discurso discriminatório ainda está presente na escola e é uma das principais causas da prática de bullying e racismo. O objetivo deste artigo é analisar, consoante a Análise de Discurso pecheuxtiana, o discurso do sujeito-aluno no Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo, que sofreu bullying no Ensino Fundamental. As análises apontam a naturalização do racismo e da prática do bullying, na escola, e os sentidos movimentam-se entre o silenciamento da vítima, em alguns casos, e a resistência, em outros.
Downloads
Referências
ARAÚJO, H. L. M. R.; BRAGA, A. C. C. A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 263, 1 abr. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v9n2/2237-9460-exitus-9-02-263.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
DOS SANTOS GONÇALVES, D; REZENDE-CAMPOS, P.; DANTAS, M. C. C. Pega a visão! Nem tudo é brincadeira: percepção do bullying no contexto escolar baseado no racismo e LGBTfobia. Interfaces Científicas-Educação, v. 11, n. 1, p. 124-139, 2021.
GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei 10.639/2003. Brasília: SECAD/MEC, 2005.
GUSMÃO, N. M. M. de. Linguagem, Cultura e Alteridade: Imagens do Outro. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP. Revista Cadernos de Pesquisa, nº 107, pp. 41 – 78, 1999.
INDURSKY, F. Da interpelação à falha no ritual: a trajetória teórica da noção de formação discursiva. In: BARONAS, R.L. (Org.) Análise de discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos, SP: Pedro & João Editores. 2011.
LOPES NETO, A.A. Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr (Rio J). 2005;81(5 Supl):S164-S172.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4ª.ed.; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
ORLANDI, E. P. Análise De Discurso: Princípios e Procedimentos. 12ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E.P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.) Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. 3ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015b.
PASSOS, A. C. O bullying escolar no Brasil: reflexões gendradas e a emergência de olhares interseccionais. Rebeh - Revista Bras. de Est. da Homocultura, [S.l.], v. 2, n. 01, p. 17-38, nov. 2019. ISSN 2595-3206. Disponível em: http://revistas.unilab.edu.br/index.php/rebeh/article/ view/227. Acesso em 27 out, 2023.
PAULA, T. S. M. de. O corpo (re)significado: discursos de alunos vítimas de bullying. 2023. Tese. Doutorado em Educação – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto. 2023.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (trad. Eni Orlandi et ali) Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
RAMOS, A. Nega explica porque o meme “nego” é racista. In: Portal Geledés. Artigos e Reflexões. Publicado em 05 abr. 2015. Disponível em: https://www.geledes.org.br/nega-explica-porque-o-meme-nego-e-racista/ Acesso em 07 abr., 2021.
RISTUM, M. Bullying escolar. In: ASSIS, SG., CONSTANTINO, P., and AVANCI, JQ., Orgs. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Editora FIOCRUZ, 2010, pp. 95-119. ISBN 978-85-7541-330-2. Available from SciELO Books.
SOUZA, S. L. de. Conceituando, Racismo, nação, identidade, memória e invisibilidade social In: SOUZA, S. L. de. Fluxos da Alteridade: Organizações negras e processos identitários no Nordeste Paulista e Triângulo Mineiro (1930 – 1990). Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.