Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar

Autores

Palavras-chave:

Bullying, Ensino Médio, Racismo, Violência

Resumo

O funcionamento de um discurso discriminatório ainda está presente na escola e é uma das principais causas da prática de bullying e racismo. O objetivo deste artigo é analisar, consoante a Análise de Discurso pecheuxtiana, o discurso do sujeito-aluno no Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo, que sofreu bullying no Ensino Fundamental. As análises apontam a naturalização do racismo e da prática do bullying, na escola, e os sentidos movimentam-se entre o silenciamento da vítima, em alguns casos, e a resistência, em outros.

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Biografia do Autor

  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É vice-líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, e, líder do grupo ISADE (Inquietações sobre Argumentação, Autoria, Discurso e Ensino), filiados à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, sobre os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

  • Thaís Silva Marinheiro de Paula, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), na área de concentração Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação. Graduada em Letras (Português/Inglês) e em Pedagogia, ambas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, principalmente nos seguintes temas: sujeito, subjetividade, corpo, discurso e bullying.É integrante do grupo de pesquisa ISADE (Inquietações sobre Autoria, Argumentação, Discurso e Ensino) e do grupo GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar. (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526

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