Bullying and racism in the discourse of students who are victims of school violence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.12526

Keywords:

Bullying, High school, Racism, Violence

Abstract

The functioning of a discriminatory discourse is still present in schools and is one of the main causes of bullying and racism. The aim of this article is to analyze, according to Pecheuxtian Discourse Analysis, the discourse of a subject-student in High School, from a public school in the interior of São Paulo, who was bullied in elementary school. The analyses point to the naturalization of racism and the practice of bullying, at school, and the meanings move between silencing the victim, in some cases, and resistance in others.

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Author Biographies

  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É vice-líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, e, líder do grupo ISADE (Inquietações sobre Argumentação, Autoria, Discurso e Ensino), filiados à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, sobre os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

  • Thaís Silva Marinheiro de Paula, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), na área de concentração Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação. Graduada em Letras (Português/Inglês) e em Pedagogia, ambas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, principalmente nos seguintes temas: sujeito, subjetividade, corpo, discurso e bullying.É integrante do grupo de pesquisa ISADE (Inquietações sobre Autoria, Argumentação, Discurso e Ensino) e do grupo GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio.

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Published

2024-06-07

How to Cite

Pacífico, S. M. R. ., & Paula, T. S. M. de. (2024). Bullying and racism in the discourse of students who are victims of school violence. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.12526