Política de despolitização e tecnocratas na educação

Autores

Palavras-chave:

igualdade, vulnerável, (neo)liberalismo, Saussure, teoria do valor

Resumo

Num primeiro momento, proponho considerar um corpus constituído por algumas afirmações que incluem os termos “desigualdade”, “vulnerabilidade”, “pobreza”, “igualdade”, “equidade” e “educação”. Num segundo momento, a própria constituição desta “constelação” de signos levar-me-á a reconsiderar alguns aspectos da teoria saussureana do valor, de modo a mostrar não só a sua relevância e a sua operacionalidade analítica, mas também uma forma de compreender a articulação de langue et discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alma Bolón, Universidad de la República, Montevideo

    Professora Doutora da Universidad de la República, Montevideo – Uruguay

Referências

BOLÓN, Alma. “Agresión y dogma de la filantrópica UPM en la enseñanza pública uruguaya: laicidad en retirada del Estado uruguayo”, in El pacto colonial. UPM Uruguay, Víctor L. Bacchetta editor, Montevideo, MOVUS, 2021. Retomado en Extramuros (Montevideo, 20/V/2023). Disponible en: https://extramurosrevista.com/agresion-y-dogma-de-la-filantropica-upm-en-la-ensenanza-publica-uruguaya-laicidad-en-retirada-del-estado-uruguayo/

DA SILVEIRA, Pablo. “La reforma que esperamos”, Revista Dosmil30, s/f., disponible en https://www.montevideo.com.uy/ZZZ-No-se-usa/Por-Pablo-da-Silveira-uc18001; consultado (8/II/2024).

LA DIARIA. “Para el ministro Pablo da Silveira "el futuro de la educación es híbrido”, Montevideo, 16/XI/ 2021, disponible en https://ladiaria.com.uy/educacion/articulo/2021/11/pablo-da-silveira-en-madrid-el-futuro-en-la-educacion-es-hibrido/

LAVAL, Christian. L’école n’est pas une entreprise. Le néolibéralisme à l’assaut de l’enseignement public, Paris, La Découverte, 2003.

PIZARRO, Roberto. La vulnerabilidad social y sus desafíos: una mirada desde América Latina División de Estadística y Proyecciones Económicas, Cepal, Onu, Santiago de Chile, 2001.

SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de linguistique générale, Paris, Payot, 1985.

SAUSSURE, Ferdinand de. Écrits de linguistique générale, Paris, Gallimard, 2002.

VARELA, José Pedro. La educación del pueblo [1874,] Montevideo, Colección de Clásicos Uruguayos, v. 49, t. I, 1964.

Wikipedia, “Sistema educativo de Uruguay” https://es.wikipedia.org/wiki/Sistema_educativo_de_Uruguay

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Política de despolitização e tecnocratas na educação. (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12535

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.