Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11652Palavras-chave:
Educação para o consumo, Livro Didático, Língua Portuguesa, Novo Ensino MédioResumo
O objetivo deste estudo é analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) do Novo Ensino Médio (NEM). Para tanto, recorre-se aos subsídios teóricos de Michel Foucault, acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois LD de LP, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela Editora IBEP e Ser Protagonista - A voz das juventudes, uma obra coletiva, concebida, desenvolvida, produzida e publicada pela Edições SM. Embora as duas coleções de livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por outra vertente, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo em relação às tecnologias digitais.
Downloads
Referências
AMARAL, Leandra de Lourdes Rezende; ARANTES, Gabriel Gonçalves; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. Consumo consciente por meio da Educação Ambiental na escola. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 3, n. 1, p. 45-57, 2020.
ANDRADE, Maria Carolina; MOTTA, Vânia Cardoso. A mídia e a produção do consenso em torno das políticas educacionais: o caso do Novo Ensino Médio. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 26, n. 1, p. 46-61, 2022.
BARONI, Ana Karina Cancian. Educação Financeira no Contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2021.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 3. ed. Lisboa: Arte e Comunicação, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC; SEB, 2019.
BUNZEN, Clecio. Livro didático de Língua Portuguesa. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 206-207.
CHINAGLIA, Juliana Vegas. Linguagens em interação: Língua Portuguesa. São Paulo: IBEP, 2020.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul (Orgs.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GOMES, Daniela Vasconcellos. Educação para o consumo ético e sustentável. REMEA: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 16, p. 18-31, 2006.
INSTITUTO AKATU. Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. Publicado em: 30 jul. 2018. Disponível em: http://www.institutoestre.org.br/2018/08/23/instituto-akatu-e-o-consumo-consciente-no-brasil/. Acesso em: 28 maio 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014.
MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
MENECUCCI, Fabio Alves. Neoliberalismo, consumismo e educação financeira: reflexões de cidadãos-professores-estudantes de pós-graduação em Educação Matemática. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2023.
PAIVA, Andressa Munique (Editora responsável). Ser protagonista: a voz das juventudes: Língua Portuguesa: Ensino Médio. São Paulo: Edições SM, 2020.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UFSM; NTE, 2018.
SANTOS, Remo dos; CRUZ, Pedro Augusto Dinelli. Sociedade e consumo: uma análise sobre as relações de consumo e o processo de subjetivação na modernidade. Doxa, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 255-270, 2020.
SANTOS, Thiago; SOUZA, Maria José Barbosa de. Fatores que influenciam o endividamento de consumidores jovens. Revista Alcance, Itajaí, v. 21, n. 1, p. 152-180, 2014.
SATO, Silvio Koiti. Rituais de ciberconsumo e os unboxing vídeos. In: PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus (Orgs.). Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. São Paulo: ECA/USP, 2021. p. 258-269.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Renato Lima, Francisco Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.