Education for consumption in Portuguese language textbooks for New High School: a discursive analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.11652

Keywords:

Consumer education, Textbook, Portuguese language, New High School

Abstract

The objective of this study is to analyze how discourses about education for consumption are constituted in Textbooks (LD) of Portuguese Language (LP) of the New Middle School (NEM). To do so, we resort to the theoretical subsidies of Michel Foucault, about discourse and power, as well as authors who reflect on education for consumption, such as Gomes (2006) and Medina and Santos (1999). The corpus of analysis comprises two textbooks of LP, approved by the National Book and Teaching Material Program (PNLD), of 2021, namely: Languages in Interaction, by Juliana Vegas Chinaglia, published by Editora IBEP and Ser Protagonista - A voz das youths, a collective work, conceived, developed, produced and published by Edições SM. Although the two collections of books analyzed address the theme in a different way, that is, each one deals with consumerism from another angle, it is noticeable that the materials included consumption practices that young people are used to, especially in relation to digital technologies.

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Author Biographies

  • Ramom da Silva Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Graduando em Licenciatura de Letras Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Atualmente participo, enquanto bolsista, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador local do POSENSINO na UFERSA (2019-2021). Atua na perspectiva dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (Dis.com.fou), vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP); Informática na Educação (IFMA); Linguística Textual e Ensino (UFRN) e Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É Membro da Comissão Científica da Área de Alfabetização e Letramento da ABRALIN. É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de Educação e de Linguagem. Suas pesquisas recentes concentram-se nessas duas áreas, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas, como: alfabetização; letramentos sociais; gêneros textual-discursivos; retextualização; linguagem e comunicação em contextos de interação médico-paciente; ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa; avaliação educacional; formação docente; tecnologias educacionais; multiletramentos e questões relativas à EaD. Professor Formador no curso de Licenciatura em Computação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Experiência docente, como professor de Língua Portuguesa (Redação), na rede pública e privada de Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

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Published

2024-06-07

How to Cite

Paiva, R. da S., Silva, F. V. da, & Lima, F. R. (2024). Education for consumption in Portuguese language textbooks for New High School: a discursive analysis. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.11652