“Bolsonarismo Radical”: sobre o discurso midiático e a banalização da violência
Palavras-chave:
Análise de discurso, Discurso midiático, Discurso fascistaResumo
Neste artigo, nos propomos a refletir sobre o funcionamento discursivo-midiático acerca dos ataques do dia 8 de janeiro ao Congresso Nacional brasileiro. Ancoradas no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso materialista, analisamos como tal acontecimento foi discursivizado por dois veículos de comunicação: a TV Unicamp e o Jornal Nacional. Em nosso gesto analítico, apontamos o modo como a formulação e a constituição das notícias produzem diferentes efeitos de sentidos, especificamente no sentido da adjetivação “radical” ao bolsonarismo, marcando, no fio do discurso, um movimento de disputas de sentidos já em curso via memória discursiva.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. [1970] Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim
José de Moura Ramos. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.
DELA-SILVA, Silmara. Da resistência aos discursos da/na mídia: sobre eventos e páginas
no Facebook. In: SOUSA, L.M.A. et al. (Org.). Resistirmos, a que será que se destina? São
Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 273-295.
DELA-SILVA, Silmara. (Des)Construindo o acontecimento jornalístico: por uma análise discursiva dos dizeres sobre o sujeito na mídia. In: FLORES, G.; NECKEL, N.; GALLO, S.M.L. (Orgs.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas, Pontes Editores, 2015. p. 231-232.
DELA-SILVA, Silmara; MATHEUS, Mario. Sobre o discurso publicitário governamental em tempos de pandemia. In: BAALBAKI, A; SILVA, L. F. A. (org.) Discursos da pandemia: entre dores e incertezas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 183-201.
DUNKER, Christian. A Arte da Quarentena para principiantes. São Paulo: Boitempo, 2020.
GARCIA Dantielli; SOBRINHO Nelson. Ossos e restos feitos em fogões a lenha: o discurso da/na mídia e a romantização da fome e da pobreza no Brasil em tempos de pan/sindemia. In: DELA-SILVA Dela; LUNKES Fernanda. (Orgs.). Mídia e(m) discurso: percursos de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 31-53.
INDURSKY, Freda. Unicidade, desdobramento, fragmentação: a trajetória da noção de sujeito em Análise do Discurso. In: MITTMANN, Solange; GRIGOLETTO, Evandra; CAZARIN, Ercília (Orgs.). Práticas Discursivas e identitárias. Sujeito & Língua. Porto Alegre, Nova Prova, PPG-Letras/UFRGS, 2008. (Col. Ensaios, 22).
INDURSKY, Freda. O teatro do grotesco como cenário da desconstrução do Brasil. Revista da Abralin, vol. 19, n. 3, p. 365-388, 2020.
MARIANI, Bethania. O PCB e a Imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Rio de Janeiro: Revan; Unicamp, 1998.
MARIANI, Bethania. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). Campinas, SP: 1996. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
ORLANDI, Eni. [1999] Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, Michel. [1969]. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 61-161.
________. [1975] Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Traduzido por Eni P. Orlandi [et al.]. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
________. [1988] Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Anne Lucas Magalhães, Silmara Dela Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.