Os sentidos de educação para jovens: a administração do político e a produção do consenso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.12522

Palavras-chave:

Produção de sentidos, Política do performativo, Pré-construídos, Planos de Governo

Resumo

Este artigo objetiva analisar o discurso a respeito da educação neutra e conteudista que comparece na campanha presidencial apresentada à nação brasileira pelo candidato à reeleição Bolsonaro, em 2022. Sob o viés teórico da Análise de Discurso materialista, observamos dois funcionamentos discursivos: (a) política do performativo, na administração do político e (b) os pré-construídos constituindo os sentidos de educação para jovens e atuando na produção de efeitos de consenso e de verdade.

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Biografia do Autor

  • José Ricardo Menacho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    É Professor efetivo do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus universitário de Cáceres - "Jane Vanini" (Unemat/Cáceres). Possui graduação em Direito pela Unemat/Cáceres (2012), Mestrado em Direitos Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (2015) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Unemat. É pesquisador do Grupo de Estudos "Políticas de Ensino de Línguas no Centro-Oeste" (Gepelco). Atualmente, está como Assessor de Gestão de Formação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (AGF/PROEG). Na Unemat, ocupou os seguintes cargos: Diretor de Gestão Acadêmica da PROEG, Presidente da Comissão de Ética da Unemat, Membro do Conselho Editorial da Editora da Unemat, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (PRAE), em substituição, Diretor de Gestão de Integração e Assistência Estudantil. Tem interesse nas áreas de: direitos humanos, direitos sociais, ensino e em Análise de Discurso materialista.

  • Joelma Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisadora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do grupo de pesquisa GEPELCO/CNPq e coordenadora do projeto “A gestão do social no/pelo Estado: os sentidos de (des)igualdades em discursividades contemporâneas” (UNEMAT/FAPEMAT- 2022-2024). Atua na área de Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas, com ênfase nas políticas públicas de ensino.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Os sentidos de educação para jovens: a administração do político e a produção do consenso. (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.12522

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