Os sentidos de educação para jovens: a administração do político e a produção do consenso

Autores

Palavras-chave:

Produção de sentidos, Política do performativo, Pré-construídos, Planos de Governo

Resumo

Este artigo objetiva analisar o discurso a respeito da educação neutra e conteudista que comparece na campanha presidencial apresentada à nação brasileira pelo candidato à reeleição Bolsonaro, em 2022. Sob o viés teórico da Análise de Discurso materialista, observamos dois funcionamentos discursivos: (a) política do performativo, na administração do político e (b) os pré-construídos constituindo os sentidos de educação para jovens e atuando na produção de efeitos de consenso e de verdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Ricardo Menacho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    É Professor efetivo do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus universitário de Cáceres - "Jane Vanini" (Unemat/Cáceres). Possui graduação em Direito pela Unemat/Cáceres (2012), Mestrado em Direitos Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (2015) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Unemat. É pesquisador do Grupo de Estudos "Políticas de Ensino de Línguas no Centro-Oeste" (Gepelco). Atualmente, está como Assessor de Gestão de Formação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (AGF/PROEG). Na Unemat, ocupou os seguintes cargos: Diretor de Gestão Acadêmica da PROEG, Presidente da Comissão de Ética da Unemat, Membro do Conselho Editorial da Editora da Unemat, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (PRAE), em substituição, Diretor de Gestão de Integração e Assistência Estudantil. Tem interesse nas áreas de: direitos humanos, direitos sociais, ensino e em Análise de Discurso materialista.

  • Joelma Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisadora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do grupo de pesquisa GEPELCO/CNPq e coordenadora do projeto “A gestão do social no/pelo Estado: os sentidos de (des)igualdades em discursividades contemporâneas” (UNEMAT/FAPEMAT- 2022-2024). Atua na área de Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas, com ênfase nas políticas públicas de ensino.

Referências

DALTOÉ, A. S.; FERREIRA, C. M. Ideologia e filiações de sentido no Escola Sem Partido. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 209-227, jan./abr. 2019.

HENRY, Paul. A história não existe? In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003, p. 29-55.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1983.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, [1996], 2007.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania Mariani et.al. 3. ed. Campinas: Unicamp, [1969] 1997.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1975]1995.

PÊCHEUX, M. Foi “propaganda” mesmo que você disse? Tradução: Sérgio Augusto Freire de Souza. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Análise de Discurso: Michel Pêcheux, textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, [1979] 2011, p.121-129.

PFEIFFER, C. C. Políticas Públicas de Ensino. In: ORLANDI, E. P. Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: RG, 2010.

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Os sentidos de educação para jovens: a administração do político e a produção do consenso. (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12522

Artigos Semelhantes

1-10 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.