The discourse of women from the periphery: between what is said and what is not said

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.11529

Keywords:

Women from the periphery, Speech, The said and the unsaid

Abstract

This article aims to present an excerpt from the study carried out for postdoctoral research in Letters at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), with the theme 'The discursive position of women from the periphery: the protagonism of workers and owners from home and representativeness in politics'. The intention of the research is to study the discursive position adopted by simple women, ordinary workers from the outskirts of Campo Grande-MS, highlighting their thoughts, their posture adopted in the community and their strategies to overcome the historically constructed image that a woman's place is not in society. leadership. As a guiding question we have: How does a simple woman, who lives on the periphery, face the prejudice and obstacles that society imposes on her? With the study, we intend to identify the discursive strategies chosen by the women and verify in the speeches how language and identity are articulated in the construction of the identity of the female community leader. As a result of this study, we prepared this text that raises a question about what is said and what is not said, based on some answers presented by the interviewees in the research in question.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rosemeire Lopes da Silva Farias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2005), especialização em metodologia do ensino da Língua Portuguesa pela UFMS, especialização em Direito Público e especialização em Didática e Metodologia do ensino a distância, é graduada em Letras Licenciatura Plena e em Direito pela UFMS, graduada em Pedagogia. Atualmente é professor titular da Secretaria de Estado de Educação, lotada na Secretaria de Governo, no cargo de Assessora da Consultoria Legislativa; Foi Professora-instrutora da Escola de Governo de MS, aprovada em primeiro lugar nas disciplinas redação oficial e gramática para produção de texto. Foi professora dos Cursos de Direito, Letras e Pedagogia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). É professora de cursos de pós-graduação em diferentes instituições nas áreas de Direito, Educação e Letras. Tem larga experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, bem como em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem forense, direito administrativo, direito constitucional, direitos humanos e metodologia científica, sintaxe, linguagem, metodologia de produção de texto científico, redação científica e redação oficial. Atua na área da educação como coordenadora de curso de pós-graduação em Gestão e Coordenação Escolar. É professora da Educação a Distância, com larga experiência em vídeo. Foi orientadora e co-orientadora de Cursos de Pós-graduação em Direito Público e Privado da Pós-Conjugada PRIMA/LFG, atuou como orientadora dos Cursos de Pós-graduação em Direito da Rede LFG/Uniderp, orientadora da Pós-graduação em várias universidades. Tem atuado constantemente na assessoria pedagógica, linguística e legislativa. Atua como professora na Faculdade Mato Grosso do Sul (Facsul) nos Cursos de Direito, Matemática e Administração, nas áreas de Direito Administrativo, Direitos Humanos e Linguagem, assim como na Faculdade Novoeste em graduação e pós-graduação.

  • Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela FERP-VR/RJ (1993), hoje UGD-VR ? Universidade Geraldi Di Biasi de Volta Redonda-RJ. Concluiu o Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos, Análise do Discurso, AD) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Campus de Três Lagoas, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e fez supervisão de pós-doutoramento (2008) na mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, professor efetivo dos Cursos de Letras (licenciaturas e bacharelado), Pedagogia, Administração Pública, e também atua no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras, ambos da UEMS de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso Franco/Brasileira. É membro do NEAD ? Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao cotidiano, sujeito, à identidade e à história. Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (04/2023) - UEMS - Campo Grande-MS.

References

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. p.261-306.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem.Stío Paulo, Hucitec, 1969. Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

DIJK, T.V. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polite Press. 1992.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3.ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da UnB, 2001.

JESUS, Edson Silva de. Periferia, um termo crítico: distanciamentos espaciais, sociais e simbólicos nas cidades. Revista movimentos sociais e dinâmicas espaciais. Volume 10. Recife, 2021.

MARCUSCHI. L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI. L. A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ORLANDI, E. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6 edição. Campinas: Fontes, 2012.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.

ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso. Em GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3ª ed., Campinas, SP: UNICAMP ([1969]1997).

SILVA, Obdália Santana Ferraz. Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem. R. Faced, n. 14. Salvador, 2008.

Published

2024-06-07

How to Cite

Farias, R. L. da S., & Rodrigues, M. L. (2024). The discourse of women from the periphery: between what is said and what is not said . Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://doi.org/10.30681/traos.v8i2.11529