O discurso de mulheres da periferia: entre o dito e o não dito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11529

Palavras-chave:

Mulheres da periferia, Discurso, O dito e o não dito

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte do estudo feito para a pesquisa de pós-doutorado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com o tema ‘A posição discursiva de mulheres da periferia: o protagonismo de trabalhadoras e donas de casa e a representatividade na política’. A intenção da pesquisa é estudar a posição discursiva adotada por mulheres simples, trabalhadoras comuns da periferia de Campo Grande-MS, destacando seus pensamentos, sua postura adotada na comunidade e suas estratégias para superar a imagem historicamente construída de que lugar de mulher não é na liderança. Como pergunta norteado temos: Como uma mulher simples, que mora na periferia, enfrenta o preconceito e os obstáculos que a sociedade lhes impõe? Pretendemos com o estudo identificar as estratégias discursivas escolhidas pelas mulheres e verificar nos discursos de que forma a linguagem e a identidade se articulam na construção da identidade da mulher líder comunitária. Como resultado desse estudo, elaboramos este texto que levanta um questionamento sobre o dito e o não dito, tendo como base algumas respostas apresentadas pelas entrevistadas na pesquisa em questão.

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Biografia do Autor

  • Rosemeire Lopes da Silva Farias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2005), especialização em metodologia do ensino da Língua Portuguesa pela UFMS, especialização em Direito Público e especialização em Didática e Metodologia do ensino a distância, é graduada em Letras Licenciatura Plena e em Direito pela UFMS, graduada em Pedagogia. Atualmente é professor titular da Secretaria de Estado de Educação, lotada na Secretaria de Governo, no cargo de Assessora da Consultoria Legislativa; Foi Professora-instrutora da Escola de Governo de MS, aprovada em primeiro lugar nas disciplinas redação oficial e gramática para produção de texto. Foi professora dos Cursos de Direito, Letras e Pedagogia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). É professora de cursos de pós-graduação em diferentes instituições nas áreas de Direito, Educação e Letras. Tem larga experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, bem como em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem forense, direito administrativo, direito constitucional, direitos humanos e metodologia científica, sintaxe, linguagem, metodologia de produção de texto científico, redação científica e redação oficial. Atua na área da educação como coordenadora de curso de pós-graduação em Gestão e Coordenação Escolar. É professora da Educação a Distância, com larga experiência em vídeo. Foi orientadora e co-orientadora de Cursos de Pós-graduação em Direito Público e Privado da Pós-Conjugada PRIMA/LFG, atuou como orientadora dos Cursos de Pós-graduação em Direito da Rede LFG/Uniderp, orientadora da Pós-graduação em várias universidades. Tem atuado constantemente na assessoria pedagógica, linguística e legislativa. Atua como professora na Faculdade Mato Grosso do Sul (Facsul) nos Cursos de Direito, Matemática e Administração, nas áreas de Direito Administrativo, Direitos Humanos e Linguagem, assim como na Faculdade Novoeste em graduação e pós-graduação.

  • Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela FERP-VR/RJ (1993), hoje UGD-VR ? Universidade Geraldi Di Biasi de Volta Redonda-RJ. Concluiu o Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos, Análise do Discurso, AD) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Campus de Três Lagoas, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e fez supervisão de pós-doutoramento (2008) na mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, professor efetivo dos Cursos de Letras (licenciaturas e bacharelado), Pedagogia, Administração Pública, e também atua no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras, ambos da UEMS de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso Franco/Brasileira. É membro do NEAD ? Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao cotidiano, sujeito, à identidade e à história. Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (04/2023) - UEMS - Campo Grande-MS.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

O discurso de mulheres da periferia: entre o dito e o não dito. (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11529

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