Sentidos docentes: (des) ensino da língua portuguesa no ensino médio

Autores

  • Rosangela Vargas Cassola

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n2id2641

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Análise do discurso, Docentes

Resumo

O ensino da disciplina de Língua Portuguesa no ensino médio tem sido motivo de debates teóricos e metodológicos, por conta dos resultados apresentados, desde a última década, por alguns sistemas de avaliação educacional tais como o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio e o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica. No estado do Mato Grosso do Sul, mudanças significativas estão sendo implantadas, a exemplo das recentes alterações na Matriz Curricular do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino. Assim, nossa pesquisa de caráter qualitativo-interpretativista, por meio da Análise do Discurso (Orlandi (2012), Pêcheux (1990)) objetiva analisar os sentidos docentes acerca do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio.  Espera-se ao final da pesquisa compreender os sentidos docentes acerca do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio, acerca da divisão da Língua Portuguesa na Matriz Curricular do Ensino Médio em Língua Portuguesa I e Língua Portuguesa II (Resolução SED/MS 3098/2016), da extinção das unidades curriculares Língua Portuguesa II e Literatura da Matriz Curricular do Ensino Médio (Resolução SED/MS 3196/2017) e ainda, da possibilidade de aplicabilidade do Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul - Ensino Médio.

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

Cassola, R. V. (2017). Sentidos docentes: (des) ensino da língua portuguesa no ensino médio. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n2id2641

Edição

Seção

Artigos / Articles