O movimento dos sentidos de escravidão em artigos jornalísticos do Jornal Folha da Manhã do início do século XX

Autores

  • Carolina de Paula Machado

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n2id2643

Palavras-chave:

Escravidão, Designação, Semântica, Enunciação, Liberdade

Resumo

Buscamos compreender, neste artigo, o que designa a palavra escravidão em artigos do jornal “Folha da Manhã”, publicados entre os anos 20 e 30 do século XX. Essa pesquisa, que envolve também o jornal “Folha da Noite”, faz parte de uma pesquisa maior intitulada “Argumentação, textualidade, e designação na semântica do Acontecimento: os sentidos nos diferentes modos de escravidão”, que conta com o apoio da FAPESP, e é coordenada pela Profa. Soeli M. Schreiber da Silva e na qual sou pesquisadora associada. Realizada na perspectiva teórica da Semântica do Acontecimento, com esta pesquisa queremos observar que sentidos de escravidão estão presentes no funcionamento enunciativo de jornais de grande circulação no início do século XX, depois que a escravidão foi abolida, já era independente de Portugal há mais ou menos um século e vigorava o regime republicano. Nos recortes, analisamos a cena enunciativa e os domínios semânticos de determinação e, com isso, observamos uma rememoração de sentidos da época em que a escravidão vigorava no Brasil, como a antonímia com liberdade, mas ressignificada, no acontecimento enunciativo, como estado de escravidão, como feudalismo escravocrata, como tutela e autocracia quando o locutor-jornalista critica a República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ELIAS DE OLIVEIRA, S. Sobre o funcionamento do político na linguagem. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. No 34- jan-jun 2014.

FOURNEL, J. L.; ZANCARINI, J. C.; DESCENDRE, R. Estudos sobre a língua política: filologia e política na Florença do século XVI. Cáceres, Editora Unemat; Lyon, ANR-TRIAngle; Campinas, Editora RG, 2008.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes, 2002.

______. Domínio Semântico de Determinação. In: Guimarães, E.; Mollica, M. C.(Orgs). A Palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes; RG Editores, 2007.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

NOGUEIRA, L. Competências: individual, coletivo ou corporativo? Análise do dicionário de competências - Petrobrás. In: Entremeios: revista de estudos do discurso. No 05, jul/ 2012. Disponível em: http://www.entremeios.inf.br/published/77.pdf. Acesso em: 28/09/2017.

PAULA MACHADO, C. de. Semântica e Enunciação: a designação da palavra escravidão em artigos do jornal Folha da Noite do início do século XX. In: Entrepalavras: Revista de linguística, Fortaleza, Ceará. Universidade Federal do Ceará (UFC). Vol. 07, no 1(7), 2017. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/934. Acesso em: 28/09/2017.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Machado, C. de P. (2017). O movimento dos sentidos de escravidão em artigos jornalísticos do Jornal Folha da Manhã do início do século XX. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n2id2643

Edição

Seção

Artigos