O ensino brasileiro e a relação com a democracia na enunciação do indígena

Autores

  • Marília Simplício Mairins Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4359

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar nos enunciados constituídos pela resposta dada por um indígena, estudante de um curso de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a um questionário constituído com o objetivo de compreender os sentidos do ensino do não indígena para o indígena, na sociedade brasileira. Para tanto foi utilizado o dispositivo teórico e metodológico da Semântica do Acontecimento ou Semântica da enunciação, conforme proposta por Guimarães (2002, 2005, 20111, 2018 etc.), em que recorrermos a conceitos como: espaço de enunciação, acontecimento, cena enunciativa, designação e outros, necessários às análises realizadas. Assim, analisamos o funcionamento semântico-enunciativo da palavra “ensino brasileiro” na relação com “democracia” na enunciação do indígena.

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Biografia do Autor

  • Marília Simplício Mairins, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
    Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Fonte: http://lattes.cnpq.br/5388970029148505
  • Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    É professora convocada na Universidade Estadual de Mato Grosso Sul (UEMS), campus de Campo Grande, onde atua como Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação, em Letras; é Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. Atua na UEMS desde 2014, quando começou a realizar o projeto "Os sentidos de índio na Marcha para Oeste: uma análise na mídia jornalística de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul", que coordenou durante o período de 2014 a 2018. Esse projeto foi desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), com financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e vínculo com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? UEMS. Suas pesquisas tem sido desenvolvidas principalmente nas áreas de Semântica, Análise do discurso e História das Ideias Linguísticas com os temas: enunciação, sujeito, discurso, marcha para o Oeste, indígena, progresso, modernidade e estudo do léxico em dicionários brasileiros. Sua formação profissional teve início com o curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês e suas respectivas Literaturas, na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT ? (1998-2002); concluiu o Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007); concluiu o Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013); concluiu a pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018). Fonte: http://lattes.cnpq.br/2516405867238519

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

O ensino brasileiro e a relação com a democracia na enunciação do indígena. (2020). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4359

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