O ensino brasileiro e a relação com a democracia na enunciação do indígena
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4359Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar nos enunciados constituídos pela resposta dada por um indígena, estudante de um curso de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a um questionário constituído com o objetivo de compreender os sentidos do ensino do não indígena para o indígena, na sociedade brasileira. Para tanto foi utilizado o dispositivo teórico e metodológico da Semântica do Acontecimento ou Semântica da enunciação, conforme proposta por Guimarães (2002, 2005, 20111, 2018 etc.), em que recorrermos a conceitos como: espaço de enunciação, acontecimento, cena enunciativa, designação e outros, necessários às análises realizadas. Assim, analisamos o funcionamento semântico-enunciativo da palavra “ensino brasileiro” na relação com “democracia” na enunciação do indígena.Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5. ed. Brasília, 1996.
______. [Lei Darcy Ribeiro (1996)], LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, edições Câmara, 2010.
______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. CNE/CBE, Brasília: MEC/SEB, 2012.
______. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Brasília: Assembleia Nacional Constituinte/Congresso Nacional, 1988.
JÚNIOR. Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: São Paulo, 1987.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes, 2002.
________. Bairro: a especificidade de um nome abstrato. (in) MORELLO, Rosângela (org.) Giros na Cidades: saber urbano e linguagem. Campinas, SP: LABEURB/NUDECRI - UNICAMP, 2004a.
________. Os Limites do sentido: um estudo histórico enunciativo da linguagem. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
________. Semântica e Pragmática. In: GUIMARÃES, Eduardo; ZOPPI-FONTANA, Mónica. A palavra e a frase. Campinas, SP: Pontes, 2006.
________. Domínio Semântico de Determinação (in.) GUIMARÃES, Eduardo e MOLLICA, Maria Cecília (orgs.) A palavra forma e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, RG Editores, 2007.
________. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.
________. Semântica, enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes, 2018.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Secretaria de Estado de Educação. Superintendência de Políticas de Educação. Campo Grande: SED, 2012.
MAIRINS, Marília Simplício. O sentido do “ensino” do não-indígena para o indígena no acontecimento enunciativo. Campo Grande, UEMS, 2018. 85 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS, 2018.
Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Democracia. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/democrACIA/. Acesso em 10 de fevereiro de 2020.
OLIVEIRA, Rosimar Regina Rodrigues. “A marcha para o Oeste” no Brasil: entre a civilização e o sertão. São Paulo, UNICAMP, 2013. 208 f. Tese (Doutorado) – Programa de Doutorado em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, SP, 2013.
________. Os selvagens indígenas e a necessidade de civilização na enunciação da marcha para Oeste. In. Linguagem e significação: sujeitos indígenas. OLIVEIRA, Rosimar Regina Rodrigues de; OLIVEIRA, Sheila Elias de; RODRIGUES, Marlon Leal; KARIM, Taisir Mahmudo (orgs). Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
STAROBINSKI, Jean. As máscaras da civilização. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
TOMMASINO, kimiye. A educação escolar indígena no Paraná. Revista Mediações, Londrina, v. 8, n. l, p. 71-98, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9089. Acesso em: 10 de fevereiro de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marília Simplício Mairins, Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.