O GÊNERO PROPAGANDA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Rosivaldo Gomes UNICAMP - INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - DOUTORANDO EM LINGUÍSTICA APLICADA
  • Felipe Salorran Trindade Tourinho Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i1.443

Resumo

Este artigo trata de uma aplicação da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau na análise de um objeto pertencente à esfera publicitária. Com base nas propostas desse autor, buscamos apresentar uma análise sobre as estratégias discursivas utilizadas em uma propaganda impressa de cerveja. Dessa forma, nossa pretensão foi investigar como são elaboradas estratégias discursivas para a venda do produto apresentado no gênero em questão (propaganda da cerveja Stella Artois da revista Playboy), e, de forma específica, compreender quais são as escolhas linguísticas feitas e os efeitos de sentidos discursivos a elas relacionados e entender a articulação entre forma verbal e icônica na e para a constituição de sentidos no objeto em análise. Para construção dos pressupostos teórico-metodológicos foram utilizados alguns conceitos basilares da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso a partir das discussões teóricas de Charaudeau (2005, 2004, 2010, 1995, 1996), Nogueira (2004) e Rezende (2006). A pesquisa caracterizou-se como qualitativo-interpretativista, seguindo a perspectiva da Teoria da Semiolinguística (2010) em suas categorias de análise de textos publicitários.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, UNICAMP - INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - DOUTORANDO EM LINGUÍSTICA APLICADA

Doutorando do Programa de Pós­graduação da Universidade Estadual de Campinas ­ Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e
Educação Linguística e tecnologia. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá e Mestre pelo Programa de Pós­Graduação em Direito
Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP­ UNIFAP), com pesquisa voltada para a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e . Membro do Grupo de pesquisa Linguagem, Educação,
Sociedade, Formação Inicial e Continuada de Professores e líder do Grupo de pesquisa Estudos de gêneros discursivos e Práticas Sociais de Linguagem. É Editor de Layout e
de Texto da Letras Escreve: Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras (UNIFAP). É professor do Departamento de Letras e Artes da UNIFAP. Atuou
como professor colaborador do Curso de Formação Continuada de professores ­ Pró­Letramento em parceria entre UNIFAP/MEC e Governo do Estado do Amapá no período
de 2010­2012. Atualmente é coordenador geral do Programa do Governo Federal Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM/Amapá) e supervisor e formador do
Programa do Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certo (PNAIC/Amapá). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada e Literatura
Brasileira e Portuguesa, com pesquisas voltadas para ensino­aprendizagem de língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino­aprendizagem de
língua materna, gêneros discursivos como objeto de ensino, sequências didáticas como instrumento de ensino, montagem e avaliação de material didático e mediação
tecnológica no ensino de Língua Materna

Felipe Salorran Trindade Tourinho, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Língua Portuguesa com habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Amapá (2015). Tem experiência em pesquisa na área de Análise do Discurso, especificamente, na Teoria Semiolinguística,

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Publicado

2015-06-21

Como Citar

Gomes, R., & Tourinho, F. S. T. (2015). O GÊNERO PROPAGANDA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(1), 170–185. https://doi.org/10.30681/real.v8i1.443