ATRAVÉS DO ESPELHO DA MEMÓRIA: JORGE LUIS BORGES POR E ESTELA CANTO

Autores

  • Raphaella Lira Doutoranda em Teoria Literária, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O gênero biográfico sempre esteve alojado no terreno das incertezas. Ao tentar
reconstruir o percurso de um determinado indivíduo, a biografia também pode ser entendida
como um perfil psicológico que coloca em jogo diversos problemas, como a memória e a
construção da personalidade. A biografia enquanto espécie de retrato que visa iluminar, por
meio da narração em terceira pessoa, a personalidade de um indivíduo, ao mesmo tempo em
que permite perspectivar a posição daquele que constrói o relato. Problemático, o genêro
biográfico se coloca aqui como o principal ponto de partida para o presente trabalho. Borges
à contraluz, da escritora argentina Estela Canto, pretende ser uma via de acesso à obra do
também escritor Jorge Luis Borges, que tem como mote o relacionamento amoroso que
ambos haviam mantido durante um breve período de tempo ao mesmo tempo em que mescla
uma escrita essencialmente biográfica e em primeira pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Arte poética. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret, 2003.

BARTHES, Roland. A morte do autor In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

______. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.

______. O prazer do texto. Trad. J. Ginsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999.

______. O grau zero da escrita seguido de Novos ensaios críticos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo:

Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol.1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,

BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas. Trad. Donaldson M. Gergehagen. Petrópolis: Vozes,

BERGER & LUCKMANN, Peter & Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes,

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BORGES, Jorge Luis. Obras Completas.4v. Buenos Aires: Emecé, 2009.

______. An autobiographical essay. Trad. Marcial Souto y Norman Thomas Di Giovanni. El Atheneo:

Buenos Aires, 1999.

______. El idioma de los argentinos. Madrid: Alianza Editorial, 2008.a

______. El tamaño de mi esperanza. Madrid: Alianza Editorial, 2008.b

______. O fazedor. Trad. Rolando Roque da Silva. São Paulo: Difel, 1985.

______. Ficções. Trad. Carlos Nejar. Porto Alegre: Círculo do Livro, 1975.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica [1986] In: J. Amado org. Usos e abusos da história oral. Rio

de Janeiro: FGV

CAHIER DE L’HERNE BORGES, Éditions de L’Herne. Paris: 1985.

CANTO, Estela. Borges à contraluz. Trad. Vera Mascarenhas de Campos. São Paulo: Iluminuras,

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo

Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp. 129-160.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de

Janeiro: 7 Letras, 2007.

LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris : Seuil, 1975.

______. Je est un autre - L 'autobiographie, de Ia littérature aux médias. Paris: Seuil, 1980.

______. Les brouillons de soi. Paris: Seuil, 1998.

______. Signes de vie - Le pacte autobiographique. Paris: Seuil,2005.

MALRAUX, André. Le musée imaginaire: Paris: Gallimard, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

Lira, R. (2018). ATRAVÉS DO ESPELHO DA MEMÓRIA: JORGE LUIS BORGES POR E ESTELA CANTO. Revista Athena, 3(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/213

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS