ISCURSO DA SÁTIRA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: UM ITINERÁRIO DA CONTRAMÃO ECOSÓFICA ***

Autores

  • Joaquim João Martinho Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola.

Resumo

Este texto propõe a leitura de dois romances: O reino das casuarinas (2014) e A acácia e os pássaros (2016), obras de José Luís Mendonça e Manuel Rui, respectivamente. As duas narrativas produzidas em pleno século XXI, do histórico-político angolano, encenam os questionamentos pela não consumação do projecto de sociedade, a hastear a bandeira da igualdade, das liberdades e do bem-estar colectivo, problematizando, desse modo, o abandono dos ideais e das expectativas da Independência Nacional angolana. Por conseguinte, através de uma leitura ancorada no comparativismo literário, procuramos analisar o fio dialógico entre os dois romances. Assim, esperamos demonstrar como a ficcionalização do sociopolítico angolano evidencia um socius enfermo e fissurado, deflagrado num discurso satírico (HUTCHEON, 2000; 1985); (HANSEN, 1990), cuja proposta desemboca nas três ecologias de Félix Guattari (2001), fluxos para uma nova relação ético-política, no universo angolano, enquanto desiderato sine qua non para a efectivação do projecto de Nação. Por fim, convocamos para o diálogo Peter Sloterdijk (2000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim João Martinho, Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola.

Licenciado em Ensino do Português pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola; Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de San Lorenzo, Paraguai, e Mestre em Letras-Literatura, no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, Brasil. É docente de Introdução aos estudos literários e de Teoria da Literatura na Escola Superior Pedagógica do Bengo, em Angola. Membro do Júri do Prémio Infanto-Juvenil “QUEM ME DERA SER ONDA”, da UEA, do Prémio António Jacinto, edição 2018, e do Concurso Literário da Acácias Editora, edição 2018.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2011.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora-MG: Editora UFJF, 2006.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus editora, 2005.

HANSEN, João Alberto. Permanência Clássica. Visões contemporâneas da Antiguidade greco-romana. São Paulo: Escrituras, 2011.

HOWE, Irving. A política e o romance. São Paulo: Perspectiva, 1998.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Rio de Janeiro: edições 70,1985.

____. Teoria e poética da ironia. BH: UFMG,2000.

MENDONÇA, José Luís. O reino das casuarinas. Luanda: Mayamba, 2014.

RUI, Manuel. A acácia e os pássaros. Luanda: Mayamba, 2016.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano. Uma resposta à carta de Heiddger sobre o humanismo. São Paulo: Liberdade, 1947.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

Martinho, J. J. (2019). ISCURSO DA SÁTIRA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: UM ITINERÁRIO DA CONTRAMÃO ECOSÓFICA ***. Revista Athena, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3495

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS