TRANSIÇÕES DE IMPACTO/IMPACT TRANSITIONS

Autores

  • Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia Universidade de Brasília - UNB
  • Roberto Medina Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF

Resumo

Essa pesquisa[1] analisa de que modo o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como procedimento estético em prol da formação do indivíduo e de ações protagônicas. A proposta pedagógica baseia-se no arsenal do Teatro do Oprimido, com enfoque no Teatro-Fórum, uma das técnicas mais praticadas por esse sistema criado por Augusto Boal. O estudo fundamenta-se na criação do espetáculo Transições de Impacto, no qual apresenta situações de opressão debatidas com a intervenção direta da plateia. O debate encenado propõe ferramentas para que o sujeito se perceba e entenda suas potencialidades, utilizando-as com o intuito de se posicionar criticamente em relação às questões sociais presentes em seu cotidiano, através de um trabalho que perpassa pela linguagem artística, ao teatralizar conflitos sociais.


[1] Este artigo resulta de uma investigação realizada no Programa de Pós-graduação em Direção Teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia, Universidade de Brasília - UNB

Silvia Paes é Diretora Acadêmica da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília; Mestre em Artes também pela Universidade de Brasília; Multiplicadora do Teatro do Oprimido.

Roberto Medina, Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF

Roberto Medina é Doutor em Literatura e Teatro e professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Direção Teatral da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF.

Referências

AITO – Associação Internacional de Teatro do Oprimido. Declaração de princípios, 2012. http://www.theatreoftheopressed.org/en/index.php?nodeID=141. Acesso em 02/10/2015.

ARAÚJO, Alcione. Sei que vou continuar – Augusto Boal. In: Revista de teatro: Sociedade Brasileira de Autores (SBAT), 2011.

BEZERRA, Antônia Pereira. O teatro do oprimido e a noção de espectador: Ator: pessoa e personagem. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. ABRACE, 1999, pp. 499 – 509.

BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: do ensaio... a encenação. In: O enredo constitui a ação da encenação. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

______. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

______. O arco íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

______. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

______. STOP: C’est Magique! Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

______. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

______. Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

______. Técnicas latino americanas de teatro-popular. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. Educação, Pedagogia e Cultura. In. Metaxis: A Revista do Teatro do Oprimido. Periódico institucional do CTO-Rio. Nº 3 – Rio de Janeiro, 2007.

______. Projeto Prometeu. In.: Metaxis: a revista do teatro do oprimido. Periódico institucional do CTO-Rio. Nº 3 – Rio de Janeiro, 2007.

BOAL, Julian. Opressão. In: Metaxis: a revista do teatro do oprimido. Periódico institucional do CTO-Rio. Nº 6 – Rio de Janeiro, 2010.

BÔAS, Rafael Litvin Villas. MST conta Boal: do diálogo das ligas camponesas com o teatro de arena à parceria do centro do teatro do oprimido com o MST. Revista do instituto de estudos brasileiros, Brasil, n. 57, p. 277-298, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p277-298

BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine & SCHERE, Jacques. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. 2. ed. Trad. Helena Barbas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CANDA, Cilene. Formação em Teatro-Fórum: recepção, intervenção e autonomia do espectador. In: Revista Repertório, nº 20, pp. 130-134, Bahia, 2013.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico crítico dos gregos a atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da; COSTA, Alfredo Carlos Gomes da & PIMENTEL, Antônio de Pádua Gomes. Educação de Vida: Um Guia para o Adolescente. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1998.

COSTA, Iná Camargo. A Hora do Teatro Épico no Brasil. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1996.

COURTNEY. R. Jogo, teatro e pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 2001.

DALL’ORTO, Felipe Campo. Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro: O Teatro do Oprimido na Formação da Cidadania. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GADOTTI, Moacir. Teatro do Oprimido e Educação. In: Metaxis: A Revista do Teatro do Oprimido. Periódico institucional do CTO-Rio. Nº 3 – Rio de Janeiro, 2007.

GARCIA, Silvana (org.). Odisséia do Teatro Brasileiro. São Paulo: Ed. SENAC, 2002.

GUINSBURG, J. Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

______. A estética da recepção: Colocações Gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord. e Trad.). A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a. pp. 67-84.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. In: Cap. II – Uma escola para novos tempos. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LUKÁCS, György. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Organização, apresentação e tradução Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. Coleção Pensamento crítico, nº 13.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2001.

______. Um palco brasileiro: O Arena de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.

MORENO, J. L. Teatro da Espontaneidade e Psicodrama. São Paulo: Summus, 1984.

NUNES, S. B. 3 ou 4 perguntas para um bom fórum. Metaxis: A revista do teatro do oprimido. Coleção Estudos; Rio de Janeiro: [s.n.], n.1, 2004.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3. ed. Trad. de Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PUPO, Maria Lúcia S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva: CAPES – SP: FAPESP – SP, 2005.

______. Palavras em jogo: textos literários e teatro – educação. Tese de livre-docência. São Paulo: ECA/USP, 1997.

RIBEIRO, Martha. O que faz de uma obra um clássico? In: Poiesis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte – UFF, 2008.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2000.

______. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

SANCTUM, Flavio. Estética do oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Ciência da Arte – Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2011.

______. Boal e a Arte – Um Breve Estudo da Estética do Oprimido. In: Márcia Denise Pletsch; Gabriela Rizo. (Org.). Cultura e formação: Contribuições para a Prática Docente. 01 ed. Seropédica: UFRRJ, 2010, v. 01, p. 186-194.

______. Curinga – Investigador de Alternativas. In: Tânia Baraúna Teixeira. (Org.). De freire a Boal: Pedagogia del Oprimido / Teatro del Oprimido. 1 ed. Barcelona: Ñaque, 2009.

SANTOS, Desirree dos Reis. Novos Horizontes: As criações teatrais de Augusto Boal nos anos de exílio. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação do Departamento de História – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

SOARES, Luis Cláudio Cajaíba. Espectador: contemplar ou ser contemplado? In: Portal ABRACE, 2010. http://www.portalabrace.org/vicongresso/teorias/. Acesso em 03/10/2012.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. 20. Ed. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

VIANNA, Tiche & STRAZZACAPPA, Márcia. Teatro na Educação: reinventando mundos. In: FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Garcia, S. B. P. L. R., & Medina, R. (2020). TRANSIÇÕES DE IMPACTO/IMPACT TRANSITIONS. Revista Athena, 16(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4345

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS