TRANSIÇÕES DE IMPACTO/IMPACT TRANSITIONS

Autores

  • Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia Universidade de Brasília - UNB
  • Roberto Medina Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF

Resumo

Essa pesquisa[1] analisa de que modo o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como procedimento estético em prol da formação do indivíduo e de ações protagônicas. A proposta pedagógica baseia-se no arsenal do Teatro do Oprimido, com enfoque no Teatro-Fórum, uma das técnicas mais praticadas por esse sistema criado por Augusto Boal. O estudo fundamenta-se na criação do espetáculo Transições de Impacto, no qual apresenta situações de opressão debatidas com a intervenção direta da plateia. O debate encenado propõe ferramentas para que o sujeito se perceba e entenda suas potencialidades, utilizando-as com o intuito de se posicionar criticamente em relação às questões sociais presentes em seu cotidiano, através de um trabalho que perpassa pela linguagem artística, ao teatralizar conflitos sociais.


[1] Este artigo resulta de uma investigação realizada no Programa de Pós-graduação em Direção Teatral.

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Biografia do Autor

  • Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia, Universidade de Brasília - UNB
    Silvia Paes é Diretora Acadêmica da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília; Mestre em Artes também pela Universidade de Brasília; Multiplicadora do Teatro do Oprimido.
  • Roberto Medina, Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF
    Roberto Medina é Doutor em Literatura e Teatro e professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Direção Teatral da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Fundação Brasileira de Teatro, Brasília-DF.

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Publicado

2020-03-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS