A MULHER VIOLENTADA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE “O CASO DE RUTH”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E “CLAUDIUS HERMANN”, DE ÁLVARES DE AZEVEDO / VIOLENTED WOMEN: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN “O CASO DE RUTH”, BY JÚLIA LOPES DE ALMEIDA AND “CLAUDIUS HERMANN”, BY

Autores

  • Anna Caroline Salignac Lima PPGLA/UEA
  • Renata Beatriz Brandespin Rolon

Resumo

Nosso artigo analisa, na perspectiva dos estudos comparados, os contos O caso de Ruth, de Júlia Lopes de Almeida, publicado originalmente em folhetins, em 1897 e, posteriormente, na coletânea Ânsia Eterna, em 1903, e Claudius Hermann, de Álvares de Azevedo, narrativa que compõe a antologia Noite na taverna, publicada em 1855. Discorre também sobre a escrita de autoria feminina como forma de problematizar o discurso masculino dominante e questionar a atuação da mulher em sociedade. Compreendemos que o discurso falocêntrico resultou no apagamento e na anulação da mulher escritora, enquanto agente transformador, mas algumas autoras, como Júlia Lopes, renovou o estilo literário predominante e expôs a perspectiva da mulher, ousadia de um discurso valioso que apontou para a conquista de uma nova ordem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Caroline Salignac Lima, PPGLA/UEA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Letras e Artes (PPGLA/UEA) pela Universidade do Estado do Amazonas. 

Renata Beatriz Brandespin Rolon

Doutora em Letras - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ENS), e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA).

Referências

ABREU, Aline Letícia Rech de. A escrita feminina na imprensa caxiense até 1920 em O Estímulo. In: ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos (org). A mulher na história da literatura. Caxias do Sul, RS: Educs, 2015.

ALMEIDA, Júlia Lopes de. O caso de Ruth. In: Ânsia Eterna. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013.

AZEVEDO, Álvares de. Claudius Hermann. In: Noite na taverna. Manaus: Editora Valer, 2010.

BEAUVOIR. Simone de. O segundo sexo I: Fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BERNARDES, Maria Thereza C. C. Mulheres de ontem? Rio de Janeiro – Século XIX. São Paulo: T.A. Queiroz, 1988.

CARVALHAL. Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

PAULA JR, Francisco Vicente de. A condição da mulher na literatura fantástica. Revista Letr@ Viv@, v.11.n.1. Paraíba, 2012.

SCHMIDT, Rita Terezinha. Na literatura, mulheres que reescrevem a nação. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: PRIORE, Mary Del (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Lima, A. C. S., & Rolon, R. B. B. (2021). A MULHER VIOLENTADA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE “O CASO DE RUTH”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E “CLAUDIUS HERMANN”, DE ÁLVARES DE AZEVEDO / VIOLENTED WOMEN: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN “O CASO DE RUTH”, BY JÚLIA LOPES DE ALMEIDA AND “CLAUDIUS HERMANN”, BY. Revista Athena, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4662

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS