NA PELE (2020), DE LUCIENE CARVALHO: AS PULSAÇÕES POÉTICAS DE UM CORPO NEGRO, ARTEIRO E FECUNDO / IN SKIN (2020) BY LUCIENE CARVALHO: THE POETIC PULSES OF A BLACK BODY, ARTEIRO AND FECUND

Autores

  • Maria Elizabete Nascimento de Oliveira Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso
  • Gilmar Leite Ferreira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta abordagem propõe um diálogo poético com o livro Na pele [1], de Luciene Carvalho[2]. Com uma linguagem que encanta pela configuração simples, a poeta nos conduz às questões existenciais que versam sobre os labirintos do corpo negro em sua essência de mulher, marcada por rituais político-ideológicos que tatuam na pele os conflitos socioculturais que impulsionam à reflexão sobre o lugar da figura feminina no mundo contemporâneo. É com/no mundo corpóreo, difuso e múltiplo que a escritora transporta-nos a transubstanciar a vida na/pela poética do corpo, de modo a diluir a tatuagem impregnada na pele, por intermédio de palavras expressas por vozes poéticas combativas, precisas e necessárias. Palavras que jorram do jeito próprio de lidar com as aporias existenciais, dimensiona a condição corpórea e amplia o sentido de ser do/no corpo. Corpo que fala, que dialoga, que se autoconhece e que se descobre nos versos, ser que se doa pelas/nas pulsações de uma poesia feita de carne e pele, em porções de vidas que escorrem palavras. O orgânico cultural do estado poético, em Luciene, tem respirações, medos, coragens, lágrimas e desafios, que se faz no tecido de uma vida sofrida, que nega o mundo opressor, clama por outro possível, constituído pela/na poética do próprio corpo. São poemas que provocam silêncios que gestam vozes adormecidas, que permitem ao eu poemáticoe ao leitor a viagem regressa, por meio de vozes que não querem mais calar e, assim, falam em si, como diria Maurice Merleau-ponty (1999), uma “fala constituída” de fecundidade e de coragens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Nascimento de Oliveira, Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso

Professora da Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutora em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. 

Gilmar Leite Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Poeta e professor da Universidade Federal da Paraíba/UFP. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal). 

Referências

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2014.

ANTONIO, Severino. A utopia da palavra: linguagem, Poesia e Educação, Rio de Janeiro, RJ, Editora Lucena, 2002.

ARAÚJO, Miguel Almir de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no sentido de educar, Salvador, BA, EDUFBA, 2008.BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: perspectiva, 2006.BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CARVALHO, Luciene. Dona. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2018.

______. Ladra de Flores. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2012.

______. Insânia. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2009.

GALEANO, Eduardo. De Pernas pro Ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999.

WISNIK José Miguel. Drummond e o mundo. In: Poetas que pensaram o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. MERLEAU-PONTY, Maurice O olho e o espírito, Tradução: Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira, São Paulo, SP, 2004. ______. O visível e o invisível, Tradução: José Artur Gianotti e Armando Moura d’Oliveira, Editora Perspectiva, São Paulo, SP, 2000.

______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OLIVEIRA, Elizabete. Educação Ambiental e Manoel de Barros: diálogos poéticos. São Paulo: Paulinas, 2012.

FERREIRA, Gilmar Leite, Corpo e Poesia: para uma Educação do Sensível. Appris, Curitiba, PR, 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Oliveira, M. E. N. de, & Ferreira, G. L. (2021). NA PELE (2020), DE LUCIENE CARVALHO: AS PULSAÇÕES POÉTICAS DE UM CORPO NEGRO, ARTEIRO E FECUNDO / IN SKIN (2020) BY LUCIENE CARVALHO: THE POETIC PULSES OF A BLACK BODY, ARTEIRO AND FECUND. Revista Athena, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/5237

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS