O FATO COMPLETO DE LUCAS MATESSO: O LIRISMO ENTREVISTO EM CENAS DE TORTURA/THE COMPLETE FACT OF LUCAS MATESSO: THE LIRISM INTERVIEW IN TORTURE SCENES
Resumo
Exercitamos neste trabalho a leitura do conto O Fato Completo de Lucas Matesso, do livro Vidas Novas, de Luandino Vieira. Tomamos como recorte de estudo a forma como o autor deixa entrever na composição do conto, passagens líricas, talvez como atenuantes ao peso do conteúdo narrado: a tortura sofrida pelo preso político Lucas Matesso, no contexto histórico-social de luta pela libertação de Angola. O conflito do conto se dá em face do jogo semântico do vocábulo fato, compreendido pelos portugueses como uma vestimenta masculina, o mesmo que terno, no Brasil, e pelos angolanos como um prato nacional composto por feijão e banana no azeite-palma. O que nos revela a capacidade criativa de Luandino, ao transformar em arte, pela linguagem, as dores dos oprimidos no processo de busca por libertação, nos dando a conhecer, inclusive, pela via da ironia, os equívocos que ora se cometia, pelos chefes da polícia, que representavam o poder repressor dos colonizadores. Em face da proposta, apoiamo-nos em teóricos e críticos com os quais dialogamos: Sartre, Fanon, Memmi, Münster, Bloch, Abdala Júnior, Macêdo, Chaves e Vecchia, Bachelard, Castrillon, Martin, entre outros.
Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura, História e Política. São Paulo: Ática, 1989.
_________. Reimaginando a Nação. IN: CHAVES, Rita, MACEDO, Tania, VECCHIA, Rejane (Orgs.). A Kinda e a Misanga: Encontros Brasileiros com a Literatura Angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1981.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha, a metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CASTRILLON-MENDES, Olga Maria; MARTIN, Vima Lia. Guimarães Rosa, Luandino Vieira e a Transculturação Narrativa. In: PINTO, Aroldo José Abreu; ABDALA JUNIOR, Benjamin; SILVA, Agnaldo Rodrigues (Orgs.). Esse Entre-Lugar da Literatura: Concepção Estética e Fronteiras. São Paulo: Arte e Ciência, 2013.
CHAVES, Rita. A formação do romance angolano. São Paulo: Universidade de São Paulo. Coleção Via Atlântica, n. 1, 1999.
CHAVES, Rita, MACEDO, Tania, VECCHIA, Rejane (Orgs.). A Kinda e a Misanga: Encontros Brasileiros com a Literatura Angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.
COUTO, Mia. Pensatempos: Textos de Opinião. Lisboa: Caminho, 2005.
DANTAS, Elizalva Madruga. O Ethos Revolucionário da Obra de Luandino Vieira. IN: CHAVES, Rita, MACEDO, Tania, VECCHIA, Rejane (Orgs.). A Kinda e a Misanga: Encontros Brasileiros com a Literatura Angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.
FANON, Frantz. Os Condenados Da Terra. Trad. De José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. 2ª Ed. Trad. Rolland Corbisier e Marisa Pinto Coelho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
MORAES, Vinícius de. O operário em construção e outros poemas. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
MOURÃO, Fernando Augusto Albuquerque. O Problema da Autonomia e da Denominação da Literatura Angolana. IN: CHAVES, Rita, MACEDO, Tania, VECCHIA, Rejane (Orgs.). A Kinda e a Misanga: Encontros Brasileiros com a Literatura Angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.
MÜNSTER, Arno. Ernst Bloch / Filosofia da Praxis e Utopia Concreta. São Paulo: Unesp, 1993.
PADILHA, Laura Cavalcante. Ficção e Guerra Angolana: A Perda da Inocência. IN: CHAVES, Rita, MACEDO, Tania, VECCHIA, Rejane (Orgs.). A Kinda e a Misanga: Encontros Brasileiros com a Literatura Angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.
SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sobre o racismo. Trad. De J. Guinsburg. 5ª Ed. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1968.