AFORIZACAO E ENSINO DE LINGUA: TEORIA e PRATICA

Autores

  • Roberto Leiser Baronas Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Resumo

Neste texto, busco discutir a pertinencia de se trabalhar com a teoria das frases sem texto ou a enunciacao aforizante, proposta por Dominique Maingueneau (2010; 2011 e 2012), enquanto referencial teorico-pratico que pode sustentar o ensino-aprendizagem de portugues na escola fundamental e media brasileira. Penso que tomar os pequenos enunciados que circulam nas mais diferentes plataformas discursivas, a partir da teoria das frases sem textos, enquanto objeto de ensino, evitaria o problema da estabilizacao a priori e o pouco contato com a realidade comunicativa dos generos do discurso. Quando se mobiliza a teoria das frases sem textos e possivel perceber que alguns enunciados, por conta de suas caracteristicas linguisticas e discursivas, ganham tamanho grau de autonomia, que prescindem de qualquer genero para circular.

Biografia do Autor

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Roberto Leiser Baronas possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário do Araguaia em Pontal do Araguaia - MT (1994), e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (2003), sob a orientação de Edna Fernandes dos Santos Nascimento. Com apoio de bolsa PDEE/Capes fez doutorado sanduíche na Université de Paris XII - Creteil - França, no Centro de Estudos do Discurso, da Imagem, do Texto e da Comunicação Política - CÉDITEC - sob a direção de Simone Bonnafous (2003). No ano acadêmico de 2012/2013, realizou Estágio de Pós-Doutoramento com bolsa PDS do CNPq, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, sob a supervisão da Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente é professor no departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. E-mail: baronas@ufscar.br

Referências

MAINGUENEAU, D. Análise de textos da comunicação. Trad. de Cecília Perez de Souza-e-Silva & Décio Rocha. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

_____. Citação e destacabilidade. In: ______. Cenas da enunciação. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. Curitiba, PR: Criar Edições, 2007.

______. Aforização: enunciados sem texto? In: ______. Doze conceitos em análise do discurso. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2010a.

______. Aforizações políticas, mídia e circulação de enunciados. Tradução Roberto Leiser Baronas e Fernanda Mussalim. IN : Revista Linguasagem nº 20, dez. 2012 www.letras.ufscar.br/linguasagem.

_____. A aforização proverbial e o feminino. IN : MOTTA, A. R. & SALGADO, L. S. Fórmulas discursivas. São Paulo, Contexto, 2011.

_____. Les phrases sans texte. Armand Colin. Paris, Fr, 2012.

_____. Agumentação e cenografia. IN : BRUNELLI, A. F. ; MUSSALIM, F. ; FONSECA-SILVA, M. C. (Orgs). Língua, texto, sujeito e (inter)discurso. São Carlos, SP : Pedro & João Editores, 2013.

_____. Discours et analyse du discours. Armand Colin, Fr, 2014.

MOTTA, A. R. Heterogeneidade e aforização: uma análise do discurso dos Racionais MCs. Campinas. Tese (Doutorado em Linguística), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2009.

POSSENTI, S. Questões de linguagem : passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

11/09/2014

Como Citar

Baronas, R. L. (2014). AFORIZACAO E ENSINO DE LINGUA: TEORIA e PRATICA. Revista ECOS, 16(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA