ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?

Autores

  • Milton Chicalé Correia UNEMAT

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a partir de situações vivenciadas e testemunhadas como, em geral, o ensino e a pesquisa na universidade são restritivos quanto à universalidade, singularidade e imparcialidade, no que tange às abordagens consideradas sob o âmbito do senso comum e teológico, por exemplo, com especificidade para o confronto entre o evolucionismo e o criacionismo, e suas inferências, ainda que, quanto a este, apresentamse evidências de caráter científico. Para isso, tendo como referenciais os modelos evolucionista e criacionista, precedidos pelas situações exemplificadas, entendo ter delineado um quadro satisfatório para que os leitores se situem e sejam subsidiados para assimilarem ou não as argumentações feitas. Desenvolvo tais argumentações apresentando o suporte legal, os procedimentos metodológicos, as antropologias filosóficas e teorias pedagógicas, o quadro sugestivo pertinente às tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas, o suporte teórico e situações evidenciadas e encerro com as considerações finais e respectivas referências.

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Publicado

2016-02-12

Como Citar

Correia, M. C. (2016). ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?. Revista ECOS, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1017