Relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Autores

  • Solange Barros Ibarra Papa UNEMAT (Campus Universitário de Cáceres); Especialista em Didática de Ensino Superior (UFMT); Mestre em Educação Pública (UFMT); Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL-PUC/SP e Universidade de Lancaster/Inglaterra)

Resumo

Neste artigo, examino as relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, na interação de sala de aula de uma escola pública. O referencial teórico adotado deriva da Análise Crítica do Discurso. A análise dos dados revela que o professor controla o tópico e a distribuição dos turnos em sala de aula, enquanto os alunos são considerados participantes não-dominantes no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUERBACH, E. The politics of the ESL classroom:

Issues of power in pedagogical choices. In: Power

and Inequality in Language Education . Cambridge

University Press, 1995. p. 9-33.

FAIRCLOUGH, N. Language and Power. England,

Longman, 1989.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de

Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1983.

KRAMSCH, Claire. Interaction and discourse in

the language classroom. Oxford: Oxford

University, 1984.

LEE, A. Questioning the critical: Linguistics, literacy

and pedagogy. In: S. Muspratt, P. Freebody, & A

Luke (Eds.), Constructing critical literacies:

Teaching and learning textual practice. Cresskill,

Nj: Hampton Press, 1999. p. 409-432.

PENNYCOOK, A. Introduction: Critical

Approaches to Tesol. In: TESOL.Quarterly, 33,

p. 329-349.

RIVERA, K. M. Popular Research and Social

Transformation: A Community-Based Approach to

Critical Pedagogy. In: TESOL. Quartely, 33, 1999.

SANTOS, M.F. Professor-Aluno: Relações de

Poder. Curitiba: HD Livros Editora, 1999.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

Papa, S. B. I. (2016). Relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Revista ECOS, 3(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1033